Geral

Talibãs matam três pessoas por colocarem música em casamento

O porta-voz do executivo afegão, Zabihullah Mujahid, disse que dois dos três agressores foram presos e garantiu que não estavam agindo em nome do Talibã

Rastro101
Com informações do site O Tempo

31/10/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoHomens armados que disseram ser combatentes do Talibã mataram a tiros três convidados de um casamento por tocarem música, informou neste sábado (30) o governo talibã, que condenou o incidente.

O porta-voz do executivo afegão, Zabihullah Mujahid, disse que dois dos três agressores foram presos e garantiu que não estavam agindo em nome do movimento islâmico e nacionalista, que voltou ao poder em meados de agosto.

Ontem à noite, no casamento de Haji Malang Jan na cidade de Shamspur Mar Ghundi, em Nangarhar, três pessoas que se apresentaram como talibãs entraram na cerimônia e pediram para parar a música, explicou o porta-voz. Depois de uma série de disparos, pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas”, acrescentou.

“Dois suspeitos foram presos pelos talibãs e ainda estão buscando o terceiro, que conseguiu escapar”, afirmou o porta-voz, que defendeu que os agressores “usaram o nome do emirado islâmico para prestar contas pessoais e agora devem enfrentar o peso da lei da sharia.

Qazi Mullah Adel, porta-voz da província de Nangarhar, confirmou o incidente sem dar mais detalhes.

Os jovens tocavam música em uma sala separada, três talibãs vieram e atiraram neles. Os dois feridos estão em estado grave, relatou uma testemunha.

Toda a música secular foi proibida pelo Talibã durante seu regime anterior (1996-2001). Embora o novo governo islâmico ainda não tenha legislado sobre o tema, ainda considera que ouvir música não religiosa é contrário a sua visão da lei islâmica.

Em entrevista coletiva anterior, o porta-voz do governo disse que os talibãs se opõem a tais atos. “Se alguém decide matar uma pessoa, mesmo que seja um de nossos homens, está cometendo um crime e vamos levá-lo aos tribunais”, declarou.

Link curto:

TÓPICOS:
Durante Festa

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu