Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaug" /> Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaugurado em Eunápolis | Geral | RASTRO101

Geral

Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaugurado em Eunápolis

Nova unidade já está em funcionamento, e acionamento pode ser feito pelo telefone 193

The post Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaug

Radar64
24/10/2021 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Depois de muitos anos, a população de Eunápolis finalmente passa a contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. O Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) da Bahia foi inaugurado nesta sexta-feira (22), em solenidade que contou com a presença dos comandantes das unidades de Eunápolis e Porto Seguro, da prefeita Cordélia Torres, de secretários municipais, entre eles Paulo Dapé, promotor de Justiça, vereadores, representantes das forças de segurança e do Samu, entre outras autoridades.


A cerimônia de inauguração teve apresentação de rapel, exposição de equipamentos e materiais usados em combate a incêndio, resgate de vítima e mergulho, e hasteamento de bandeiras. Dois bombeiros desceram de rapel a fachada do prédio onde funcionará o Corpo de Bombeiros com as bandeiras de Eunápolis e do Brasil. Em seguida, um deles entregou a bandeira do município à prefeita Cordélia.


O ato inaugural, com corte de fita e descerramento de placa, foi seguido por discursos das autoridades.


ESTRUTURA – Inicialmente, o subgrupamento funcionará em sede provisória, até que a definitiva seja construída. O comandante do SGBM em Eunápolis, tenente Nei Santana, frisou que a construção da sede definitiva sofreu atraso devido a um problema no trâmite administrativo, e que o funcionamento em sede provisória não prejudicará a atuação dos bombeiros, pois a estrutura montada é a mesma.


Segundo o tenente Santana, a unidade conta, inicialmente, com três veículos que ficarão fixos em Eunápolis: um veículo ABS (Auto Busca e Salvamento), que serve para combate a princípio de incêndio, resgates e salvamentos veiculares, captura de abelhas e resgate de animais silvestres; ambulância; além de uma caminhonete Frontier para busca e salvamento.


Sobre a importância da presença do Corpo de Bombeiros em Eunápolis, ele ressaltou que a redução de 64 km no trajeto – que é a distância de Porto Seguro até Eunápolis – certamente fará diferença no tempo-resposta, que é o tempo que os bombeiros levam desde a comunicação do fato até chegar ao local da ocorrência. “Poderemos atender melhor a população da circunvizinhança, inclusive os municípios de Itabela, Itapebi, Itagimirim, com prontidão e presteza mais rápida no atendimento”, disse.


O comandante informou que os bombeiros atendem uma grande diversidade de ocorrências, desde um simples incêndio, princípio de incêndio, fogo em vegetação, até as mais extremas, como resgates verticais (em locais altos). “Teremos também atividades preventivas que farão parte de nosso contexto de trabalho, além de outras atividades que são inerentes à profissão de bombeiro militar”, afirmou, acrescentando que o subgrupamento atuará em conjunto com a Defesa Civil de Eunápolis.


Os bombeiros podem ser acionados através do telefone 193. De acordo com o tenente Santana, a ligação cairá em uma central – Cicom, que passará a informação para Eunápolis, que então distribuirá as viaturas de acordo com o a gravidade da ocorrência. Ele aproveitou para lembrar à população que acione os bombeiros apenas quando necessário.


VONTADE POLÍTICA – A prefeita Cordélia atribuiu à vontade e à força política, e ao comprometimento com a população, a conquista de uma unidade dos bombeiros em Eunápolis. Ela lembrou que o município tem aproximadamente 140 mil habitantes, é cortado por duas BRs – 101 e 367 – e o número de incêndios e de ocorrências que requerem a presença do Corpo de Bombeiros é muito grande.


Cordélia disse que, em agosto, quando se reuniu com o governador Rui Costa, apresentou um levantamento mostrando o grande número de ocorrências em Eunápolis que necessitavam de ações do Corpo de Bombeiros, entre elas incêndios e afogamentos.


“O que fazemos hoje é jogar por terra as diferenças políticas, olhar para a população com o desejo maior de servir, usar da vontade e da força política para trazer aquilo que a população pede”, disse ela. “Temos hoje uma parceria salutar com o governador do Estado, mesmo não sendo do mesmo grupo político dele. Essa parceria é em prol de Eunápolis, e quem ganha com isso é a população”, comentou Cordélia Torres.


PARCERIA COM O MUNICÍPIO – O comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM) de Porto Seguro, tenente-coronel Erivaldo Roque, ressaltou os esforços da prefeita para viabilizar o Subgrupamento de Bombeiros Militar em Eunápolis. “A prefeita Cordélia, ao tomar conhecimento dessa possibilidade, fez valer a intenção do governo do Estado de interiorizar a instituição nos mais diversos municípios e conseguiu acelerar esse processo”, afirmou o comandante do 6º GBM. “Firmamos um convênio e hoje temos uma instalação em parceria com a prefeitura”, finalizou.


PARCERIA ENTRE VERACEL E BOMBEIROS – Segundo o assessor de relações institucionais da Veracel, Pedro Cardoso, essa realização é de grande importância, pois muitas vezes a empresa era chamada para atender ocorrências que seriam atribuição dos bombeiros sem que tivesse equipamento e pessoal treinado para essa finalidade. “Nosso anseio era não colocar ainda mais em risco aquilo que já estava feito. Agora continuamos sendo parceiros, mas tendo à frente uma instituição que tem atribuição legal, técnica e qualificada para tal”, disse.


The post Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaugurado em Eunápolis appeared first on RADAR 64.


Link curto:

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR Subgrupamento de Bombeiros Militar é inaug" linkbitly = "https://www.rastro101.com.br/noticia/9492/subgrupamento-de-bombeiros-militar-e-inaugurado-em-eunapolis" linkUrl="https://www.rastro101.com.br/noticia/9492/subgrupamento-de-bombeiros-militar-e-inaugurado-em-eunapolis">

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu