Geral

Autora de 'The Handmaid's Tale' é acusada de transfobia nas redes sociais

Margaret Atwood resolveu publicar e repercutir em suas redes sociais um artigo que critica a linguagem neutra em termos de gênero

Rastro101
Com informações do site O Tempo

20/10/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoAutora da série The Handmaids Tale, Margaret Atwood tem sido acusada de transfobia depois que resolveu publicar e repercutir em suas redes sociais um artigo que critica a linguagem neutra em termos de gênero.

No texto compartilhado, a colunista Rosie DiManno afirma que o uso de determinados termos acaba por substituir a palavra mulher. Por que não podemos mais dizer mulher?, diz o título.

O material, entre outras coisas, relata que se referir a uma pessoa sem determinar seu gênero seria um apagamento das mulheres, o que torna as pessoas bem-intencionadas sem palavras para que não sejam atacadas como transfóbicas ou de outra forma insensível às construções cada vez mais complexas de gênero.

DiManno também relata que a palavra mulher correria o risco de se tornar um palavrão e ser riscada do vocabulário oficial e expurgado das conversas.

Apesar de não ter colocado nenhum comentário no compartilhamento, a autora foi atacada. Você pode dizer com certeza mulher, mas quando se trata de coisas que não apenas as mulheres têm há termos mais inclusivos e gentis, disse uma seguidora.

Está brava, pois essa linguagem está finalmente começando a incluir pessoas como eu. Desapontado com você, mas não chocado, escreveu outro.
Não estamos tirando nada de ninguém. Incluir pessoas que não foram incluídas antes e deveriam ser, escreveu outro seguidor.

A escritora canadense não imaginava que O Conto da Aia, livro escrito por ela em 1985, faria tanto sucesso passados 35 anos. Mas ela foi rápida na medida certa ao dar uma sequência para a obra, em 2019. Em julho, assim como seu antecessor, Os Testamentos (R$ 54,90, 448 págs., Rocco) esteve entre os mais lidos da Amazon.com, site que serve de referência para todo o mundo.

O sucesso chega bem no momento em que a série de TV baseada no livro, e estrelada por Elisabeth Moss, teve seu desfecho revelado.

Até então, o enredo deu conta de narrar a história de June, uma aia (como são chamadas todas aquelas que vivem para a procriação) no centro de um governo teocrático, em que as mulheres perderam seu direito e sua identidade.

Link curto:

TÓPICOS:
Linguagem Neutra

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu