Geral

Começa nesta sexta a mostra Mulheres com Cinema: Retrospectiva Malva

Ao todo, serão exibidos 36 filmes, selecionados, de acordo com a produção, a partir da sua relevância na formação do cinema nacional contemporâneo

Rastro101
Com informações do site O Tempo

15/10/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoUma programação gratuita de filmes nacionais contemporâneos que se destacaram nas últimas edições da Mostra de Cinema Feminista realizada pela Coletiva Malva, coordenada por Daniela Pimentel e Rita Boechat. Com essa diretriz, tem início nesta sexta-feira a Mulheres com Cinema: Retrospectiva Malva.  Ao todo, serão exibidos 36 filmes, selecionados, de acordo com a produção, a partir da sua relevância na formação do cinema nacional contemporâneo. São títulos de 13 estados do país, em sessões distribuídas na plataforma Cardume.tv (desta sexta ao dia 24) e duas sessões de contrapartida durante a Virada Cultural via YouTube da Fundação Municipal de Cultura de BH. Cada filme ficará disponível por 24h e, no dia 22, haverá uma sessão com acessibilidade via legendagem descritiva. 

Serão apresentados filmes nacionais produzidos entre 2009 e 2020, contemplando obras premiadas em suas trajetórias e que levantam debates importantes no pensamento do audiovisual e nas pautas feministas brasileiras. Em destaque encontram-se os filmes Rainha, de Sabrina Fidalgo Meio Fio, de Denise Vieira Fantasia de Índio, de Manuela Andrade Retalho, de Hannah Serrat Diva, de Clara Bastos Entremarés, de Anna Andrade Soy (Sou), de Dê Kelm Tia Ciata, de Mariana Campos e Raquel Beatriz Tailor, de Calí dos Anjos Casca de Baobá, de Mariana Luiza Ari y Yo, de Adriana de Faria Ângela, de Marília Nogueira Baile, de Cíntia Domit Bittar e Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira. 

Sobre a Mostra de Cinema Feminista 

Realizada pela Coletiva Malva desde 2015 em Belo Horizonte, a Mostra de Cinema Feminista se propõe a ser um espaço de fruição e fomento ao audiovisual realizado por mulheres cis e trans, pessoas não binárias e homens trans, culminando, também, em espaço de debate e construção de pautas feministas atuais ressaltadas pelos próprios filmes em cartaz. 

Em sua primeira edição, foram exibidos 21 filmes produzidos em cinco estados brasileiros, compondo a programação do evento DiversaS: Feminismo, Arte e Resistência. A segunda edição exibiu 53 filmes de 12 estados do país.

Na primeira e na segunda edição, a proposta ocupou espaços públicos e culturais da capital mineira, levando em si a prerrogativa da diversidade também nos locais de exibição. Da terceira à quinta edição a mostra foi realizada em parceria com o SESC Palladium, somando a força da sala de cinema com a potência do evento, exibindo 82 filmes em 2019 e levando 875 pessoas à sala de cinema.

O feedback tem sido extremamente positivo e isso nos faz pensar que a sociedade, homens, mulheres e pessoa trans, estão ávidas por esse tipo de conteúdo que leva em conta pautas diversas. Algo que venha em resposta à subjetividade do nosso tempo, com as pautas que reivindicam o fim das opressões. Mas para isso também precisamos de iniciativas que incentivem a produçao de filmes e festivais, pontua Daniela, ao Magazine.

Serviço

Mulheres com Cinema: Retrospectiva Malva

Data: 15 a 24 de outubro de 2021

Exibição dos filmes: plataforma Cardume.tv e na Virada Cultural via YouTube da Fundação Municipal de Cultura de BH.

Todas as informações estão em www.coletivamalva.com.br

Link curto:

TÓPICOS:
Sétima Arte

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu