Geral

Francisco reconhece milagre, e papa João Paulo I será beatificado

Seu pontificado foi um dos mais curtos da história, de apenas 33 dias em 1978

Rastro101
Com informações do site O Tempo

13/10/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO papa Francisco reconheceu nesta quarta-feira (13) um milagre atribuído a João Paulo I, cujo pontificado foi um dos mais curtos da história, de apenas 33 dias em 1978, e será beatificado. 

O pontífice argentino autorizou promulgar o decreto sobre o milagre atribuído por intercessão do venerável servo de Deus João Paulo I, informou em um comunicado o serviço de imprensa do Vaticano.

O milagre atribuído a João Paulo I, o italiano Albino Luciani, foi a cura inexplicável em 23 de julho de 2011, em Buenos Aires, de uma menina de 11 anos que estava gravemente doente e agonizando, mas que se curou graças às orações ao pontífice italiano, segundo o Vaticano.  

Francisco reconheceu em agosto as virtudes heroicas de João Paulo I, considerando-o servo de Deus, primeira etapa no caminho para a beatificação, cuja data ainda não foi determinada pelo Vaticano. 

Para a canonização, é necessário ter intercedido em um segundo milagre, de acordo com as normas canônicas.

João Paulo I, conhecido como o papa sorridente, é o último de uma longa sucessão de papas italianos e sua morte, ocorrida apenas 33 dias e seis horas após sua eleição, gerou dúvidas e teorias da conspiração.

Eleito em agosto de 1978 aos 65 anos para suceder Paulo VI, foi encontrado morto na madrugada de 28 de setembro de 1978 por um infarto, segundo a versão oficial. 

No entanto, devido ao fato de não ser realizada a autópsia em pontífices e das imprecisões por parte do Vaticano sobre as condições e o horário da morte, a opinião pública alimentou o rumor de que ele teria sido assassinado, provavelmente envenenado.

Entre os papas recentes, Paulo VI (1963-1978) foi beatificado, enquanto João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005) foram canonizados.

Link curto:

TÓPICOS:
Religão

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu