Geral

Nobel de Medicina vai para cientistas que descobriram receptores de temperatura e toque

Com descobertas sobre receptores de temperatura e toque, os cientistas David Julius e Ardem Patapoutian venceram o Prêmio Nobel de Medicina 2021

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

04/10/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias Com descobertas sobre receptores de temperatura e toque, os cientistas David Julius e Ardem Patapoutian venceram o Prêmio Nobel de Medicina 2021. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), pela Academia Real das Ciências da Suécia. As informações são do G1.

 

As descobertas explicaram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. O conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo dores crônicas.

 

Enquanto americano David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor, o libanês Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

 

Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Os prêmios em Física, Química, Literatura e Paz serão entregues ao longo da semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (11).

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu