Geral

CPI da Covid convoca presidente da ANS para explicar caso Prevent Senior

Senadores querem saber motivo da agência não ter agido contra omissões da operadora de saúde no tratamento de pacientes com Covid-19

Rastro101
Com informações do site O Tempo

30/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a condução da pandemia de Covid-19 pelo governo federal aprovou a convocação do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello. O interrogatório dele deve ser marcado para a próxima quinta-feira (7).

Esse pode ser o último depoimento da CPI, que pretende encerrar os trabalhos em 20 de outubro, como informou o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Os senadores querem saber o motivo da agência, responsável por regular o mercado dos planos privados, não ter agido contra omissões da operadora de saúde Prevent Senior no tratamento de pacientes com Covid-19.

Na noite de terça-feira (28), a ANS autuou a empresa, que é suspeita de testar medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 e ocultar mortes. A agência informou que identificou “elementos que contradizem a versão inicial apresentada pela operadora”.

Segundo a ANS, a Prevent Senior será investigada por “deixar de comunicar aos beneficiários as informações estabelecidas em lei” e “pelas denúncias sobre cerceamento ao exercício da atividade médica aos prestadores vinculados à rede própria da operadora”.

Em depoimento à CPI também na terça (28), a advogada Bruna Morato relatou que médicos eram coagidos pela Prevent Senior a receitarem medicamentos sem eficácia comprovada para a doença sob ameaças de demissão.

Ela contou também a orientação de um dos diretores da operadora de saúde para que os pacientes e as famílias não fossem informados sobre os riscos envolvidos. A prática, segundo ela, era utilizada para reduzir custos. Bruna Morato representou 12 médicos que denunciaram os atos ilegais da empresa.

Link curto:

TÓPICOS:
Investigação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu