Geral

CPI da Covid: Luciano Hang admite ter contas em paraísos fiscais

O dono da Havan alegou afirmou ser uma "questão de segurança manter contas no exterior para se proteger das oscilações do dólar"

Rastro101
Com informações do site O Tempo

29/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoDono da rede de lojas de departamento Havan, o empresário bolsonarista Luciano Hang admitiu manter contas bancárias no exterior, inclusive em paraísos fiscais. Ele fez a declaração à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, na manhã desta quarta-feira (29).

Hang falou sobre as contas fora do Brasil após ser questionado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). O empresário confirmou que possui contas fora do país e disse que todas estão declaradas na Receita e auditadas: “Todas as nossas empresas estão declaradas em paraísos fiscais.”

Hang alegou que a Havan tem 35 anos e, desde 1993, com a abertura da economia no governo de Fernando Collor de Mello, passou a importar produtos. Nessa condição, afirmou, é uma questão de segurança manter contas no exterior para se proteger das oscilações do dólar. 

Empresário não assina compromisso de dizer a verdade

Antes de entrar na sala da CPI, cercado por parlamentares bolsonaristas, Hang afirmou que estava ali para depor de “coração aberto”. No entanto, logo no início da sua fala, já na sala da do depoimento, ele se negou a assinar compromisso de dizer a verdade.

Hang chegou ao Senado na manhã desta quarta-feira (29) com o par de algemas que mostrou em vídeo publicado nas redes sociais provocando os integrantes da CPI da Covid-19. Ele, no entanto, teve que deixar o artefato fora da Casa, após ser identificado por seguranças em um dos aparelhos de detector de metal da portaria.

Apesar de levar as algemas, que para os senadores era uma nítida provocação à CPI, Hang prometeu responder todos os questionamentos da CPI. Ele chegou ao Senado cercado por parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro, incluindo o filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. Os deputados e senadores estavam vestidos com camiseta da Havan, a rede de lojas de departamento da qual Hang é o dono.

“Hoje aqui estou sozinho como um brasileiro normal. Um comerciante. Mas eu tenho a certeza que eu estou com Deus e com milhões de brasileiros que querem um Brasil melhor. E é por isso que eu me tornei, em 5 de janeiro de 2018, uma Ticiana política. Não sou político, não tenho político de estimação. O que eu quero é um país cada vez melhor”, afirmou.

Hang, que é investigado por disseminar notícias falsas, afirmou ainda que deseja apenas exercer o que classifica como “liberdade de expressão”. “O que eu peço pro Senado é que me deixem falar. Hoje eu vim aqui com tempo, a minha agenda está aberta aos senadores. Mas também quero tempo para poder dar a minha resposta. Talvez hoje seja o melhor dia da CPI. Vamos manter a nossa fala tranquila. Quem tem argumentos não precisa aumentar a voz.

Hang é acusado também de pertencer ao chamado gabinete paralelo, grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro suspeito de aconselhar o presidente em relação à pandemia de covid-19, promovendo iniciativas sem comprovação científica, como o tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina.

A convocação de Hang foi aprovada na quarta-feira (22), por requerimento de Renan Calheiros. No mesmo dia, o nome de Hang foi citado no depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da Prevent Senior. Foi em um dos hospitais da Prevent, o Sancta Maggiore, em São Paulo, que a mãe do empresário, Regina Hang, de 82 anos, morreu em fevereiro deste ano.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Luciano Hang aparece dizendo que a mãe poderia ter sido salva se tivesse feito tratamento preventivo. Porém, o prontuário de Regina Hang no Sancta Maggiore, obtido pela CPI junto ao hospital, indica que ela tomara, sim, hidroxicloroquina e ivermectina antes da internação. 

A Prevent Senior vem sendo acusada por médicos de incentivar a prescrição desses medicamentos, na contramão dos principais estudos científicos realizados desde o início da pandemia.

Já internada, ela teria sido submetida a ozonioterapia por via retal, tratamento vedado pelo Conselho Federal de Medicina por falta de comprovação de sua eficácia.

Atestado de óbito teria sido fraudado

Além disso, embora o prontuário indique que Regina Hang teve covid-19, a doença não consta do atestado de óbito, contrariando recomendação expressa do Conselho Federal de Medicina. Hang admite que a mãe teve covid, mas negou que essa tenha sido a causa mortis, alegando que já estava curada do coronavírus.

Segundo Renan Calheiros, Luciano Hang pediu aos médicos que não revelassem que sua mãe fez o tratamento precoce. O objetivo, ainda segundo Renan, seria não desmoralizar publicamente o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina.

À CPI, Pedro Batista Júnior negou-se a responder sobre o caso de Regina Hang, invocando o sigilo médico. Porém, falando em tese, o diretor da Prevent Senior admitiu que em alguns casos o hospital Sancta Maggiore retirava a classificação de covid-19 do prontuário de pacientes que deixavam de apresentar sintomas da doença.

Suspeita-se que o objetivo da Prevent Senior era a subnotificação das mortes pela doença, favorecendo teses do gabinete paralelo de Bolsonaro. Em outro vídeo obtido pela CPI, Pedro Batista Júnior parece fazer a defesa da imunidade de rebanho, outra tese contestada, segundo a qual seria melhor deixar o vírus circular livremente até parar de circular por não encontrar mais pessoas para infectar.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Patrimônio

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu