Geral

CPI da Covid: O TEMPO transmite depoimento de Luciano Hang

O depoimento está marcado para começar às 10h. Por meio das redes sociais, ele avisou que vai comparecer, prometendo responder todas as perguntas dos senadores

Rastro101
Com informações do site O Tempo

29/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO portal do O TEMPO transmite a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que ouve nesta nesta quarta-feira (29) o empresário bolsonarista Luciano Hang. O depoimento está marcado para começar às 10h. Por meio das redes sociais, ele avisou que vai comparecer, prometendo responder todas as perguntas dos senadores.

Hang é acusado de pertencer ao chamado gabinete paralelo, grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro suspeito de aconselhar o presidente em relação à pandemia de covid-19, promovendo iniciativas sem comprovação científica, como o tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina.

A convocação de Hang foi aprovada na quarta-feira (22), por requerimento do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI. No mesmo dia, o nome de Hang foi citado no depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da Prevent Senior. Foi em um dos hospitais da Prevent, o Sancta Maggiore, em São Paulo, que a mãe do empresário, Regina Hang, de 82 anos, morreu em fevereiro deste ano.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Luciano Hang aparece dizendo que a mãe poderia ter sido salva se tivesse feito tratamento preventivo. Porém, o prontuário de Regina Hang no Sancta Maggiore, obtido pela CPI junto ao hospital, indica que ela tomara, sim, hidroxicloroquina e ivermectina antes da internação. 

A Prevent Senior vem sendo acusada por médicos de incentivar a prescrição desses medicamentos, na contramão dos principais estudos científicos realizados desde o início da pandemia.

Já internada, ela teria sido submetida a ozonioterapia por via retal, tratamento vedado pelo Conselho Federal de Medicina por falta de comprovação de sua eficácia.

Atestado de óbito teria sido fraudado

Além disso, embora o prontuário indique que Regina Hang teve covid-19, a doença não consta do atestado de óbito, contrariando recomendação expressa do Conselho Federal de Medicina. Hang admite que a mãe teve covid, mas negou que essa tenha sido a causa mortis, alegando que já estava curada do coronavírus.

Segundo o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), Luciano Hang pediu aos médicos que não revelassem que sua mãe fez o tratamento precoce. O objetivo, ainda segundo Renan, seria não desmoralizar publicamente o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina.

À CPI, Pedro Batista Júnior negou-se a responder sobre o caso de Regina Hang, invocando o sigilo médico. Porém, falando em tese, o diretor da Prevent Senior admitiu que em alguns casos o hospital Sancta Maggiore retirava a classificação de covid-19 do prontuário de pacientes que deixavam de apresentar sintomas da doença.

Suspeita-se que o objetivo da Prevent Senior era a subnotificação das mortes pela doença, favorecendo teses do gabinete paralelo de Bolsonaro. Em outro vídeo obtido pela CPI, Pedro Batista Júnior parece fazer a defesa da imunidade de rebanho, outra tese contestada, segundo a qual seria melhor deixar o vírus circular livremente até parar de circular por não encontrar mais pessoas para infectar.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Ao Vivo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu