Geral

CPI da Covid: Bolsonarista Luciano Hang depõe nesta quarta-feira

Ele é acusado de pertencer ao "gabinete paralelo", grupo que aconselhava o presidente em relação à pandemia de covid-19, promovendo iniciativas sem comprovação científica

Rastro101
Com informações do site O Tempo

29/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 ouve nesta nesta quarta-feira (29) o empresário bolsonarista Luciano Hang. O depoimento está marcado para começar às 10h. Por meio das redes sociais, ele avisou que vai comparecer, prometendo responder todas as perguntas dos senadores.

Dono da rede de lojas de deparatmento Havan, Hang é acusado de pertencer ao chamado gabinete paralelo, grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro suspeito de aconselhar o presidente em relação à pandemia de covid-19, promovendo iniciativas sem comprovação científica, como o tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina.

A convocação de Hang foi aprovada na quarta-feira (22), por requerimento do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI. No mesmo dia, o nome de Hang foi citado no depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da Prevent Senior. Foi em um dos hospitais da Prevent, o Sancta Maggiore, em São Paulo, que a mãe do empresário, Regina Hang, de 82 anos, morreu em fevereiro deste ano.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Luciano Hang aparece dizendo que a mãe poderia ter sido salva se tivesse feito tratamento preventivo. Porém, o prontuário de Regina Hang no Sancta Maggiore, obtido pela CPI junto ao hospital, indica que ela tomara, sim, hidroxicloroquina e ivermectina antes da internação. 

A Prevent Senior vem sendo acusada por médicos de incentivar a prescrição desses medicamentos, na contramão dos principais estudos científicos realizados desde o início da pandemia.

Já internada, ela teria sido submetida a ozonioterapia por via retal, tratamento vedado pelo Conselho Federal de Medicina por falta de comprovação de sua eficácia.

Atestado de óbito teria sido fraudado

Além disso, embora o prontuário indique que Regina Hang teve covid-19, a doença não consta do atestado de óbito, contrariando recomendação expressa do Conselho Federal de Medicina. Hang admite que a mãe teve covid, mas negou que essa tenha sido a causa mortis, alegando que já estava curada do coronavírus.

Segundo o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), Luciano Hang pediu aos médicos que não revelassem que sua mãe fez o tratamento precoce. O objetivo, ainda segundo Renan, seria não desmoralizar publicamente o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina.

À CPI, Pedro Batista Júnior negou-se a responder sobre o caso de Regina Hang, invocando o sigilo médico. Porém, falando em tese, o diretor da Prevent Senior admitiu que em alguns casos o hospital Sancta Maggiore retirava a classificação de covid-19 do prontuário de pacientes que deixavam de apresentar sintomas da doença.

Suspeita-se que o objetivo da Prevent Senior era a subnotificação das mortes pela doença, favorecendo teses do gabinete paralelo de Bolsonaro. Em outro vídeo obtido pela CPI, Pedro Batista Júnior parece fazer a defesa da imunidade de rebanho, outra tese contestada, segundo a qual seria melhor deixar o vírus circular livremente até parar de circular por não encontrar mais pessoas para infectar.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Investigação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu