Geral

CPI da Covid: Advogada diz que Prevent Senior pressiona médicos

Segundo ela, operadora de plano de saúde tinha prescrição pronta do chamado kit Covid, com medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença

Rastro101
Com informações do site O Tempo

28/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoEm depoimento na manhã desta terça-feira (28), Morato disse que um dos remédios era a hidroxicloroquina, prescrita aos pacientes sem o acompanhamento de eletrocardiograma, exame necessário para observar a frequência cardíaca.

A advogada afirmou ainda que os médicos não tinham autonomia para retirar medicamentos do kit prescrito aos pacientes, diferentemente do que afirmou o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, também em depoimento à CPI, na semana passada.

De acordo com Morato, os médicos afirmaram que seriam demitidos caso os medicamentos não fossem prescritos aos pacientes. Por isso, muitos plantonistas, apesar de coagidos, pediam aos pacientes que não tomassem nada além de vitaminas e proteínas que poderiam realmente amenizar o quadro da doença, de acordo com Morato.

“Esse kit era composto por oito itens. O plantonista dizia para o paciente ‘preciso te dar. Se eu não der, sou demitido. Se você for tomar, toma só as vitaminas e proteínas. Os outros, além de não terem eficácia, são muito perigosos’”, relatou a advogada.

Havia ainda uma orientação de um dos diretores da Prevent Senior, de acordo com Morato, para que não fossem informados aos pacientes e às famílias o tratamento que seria realizado, e nem os riscos envolvidos. “Eles não sabiam que seriam feitos de cobaia. Eles sabiam que iriam receber um medicamento [para o tratamento da Covid-19]”, explicou Bruna.

Ela afirmou que como os pacientes faziam parte de um grupo vulnerável, como os idosos, não havia questionamento sobre o tratamento da operadora de saúde.

Bruna Morato representa um grupo de 12 médicos que apresentou à comissão um dossiê com denúncias de irregularidades no tratamento de pacientes com Covid pela operadora de saúde Prevent Senior. 

Além da prescrição indevida de medicamentos, a advogada conta a recomendação do não uso de de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na recepção dos hospitais da Prevent Senior para não causar pânico em quem chegasse ao local.

Link curto:

TÓPICOS:
Kit Covid

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu