Geral

Parceria entre UFSB-IFBA-UFBA, proporcionará informações sobre a qualidade do Ar de Porto Seguro-BA

Informações sobre a qualidade do ar urbano, são de grande importância para proteger a saúde humana e controlar a poluição do ar

CIDADEAGORANEWS
25/09/2021 por CIDADEAGORANEWS

Divulgação/CidadeAgoraNewsDivulgação/CidadeAgoraNewsInformações sobre a qualidade do ar urbano, são de grande importância para proteger a saúde humana e controlar a poluição do ar. A contaminação ambiental causada pelos Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) e seus derivados, Nitro-HPAs e quinonas, podem causar danos à saúde humana, devido ao potencial carcinogênico e mutagênico destes compostos. A combustão da matéria orgânica é a principal responsável pela introdução desses compostos no ar atmosférico, como a queima de combustíveis fósseis em automóveis.





O material particulado atmosférico inalável, composto por partículas com diâmetro aerodinâmico menor que 2,5 µm, é capaz de penetrar no sistema respiratório humano, provocando o aumento de doenças respiratórias. Assim, o principal objetivo deste trabalho é realizar a determinação de HPAs e derivados em Material Particulado Atmosférico (MPA), bem como metais nos materiais particulados. O método será aplicado em amostras de MPA coletadas no Município de Porto Seguro – Bahia (Brasil) em locais onde ocorre a interferência de ações antrópicas.


Foto: CFCAM/UFSB

Os pontos serão distribuídos na zona urbana, incluindo o centro da cidade onde tem grande circulação de automóveis e de pessoas que realizam atividades físicas (IFBA-PS, Shopping Plaza, Cabana Área Beach), abrangendo também a área isenta ou com poucas ações antropicas que será na base da CIPPA, região mais preservada.





A partir do desenvolvimento deste estudo será possível avaliar a qualidade ambiental do ar de Porto Seguro, utilizando um método de análise de indicadores ambientais e os dados obtidos serão disponibilizados para os órgãos competentes a fim de alertar a população e contribuir com dados científicos que estarão disponíveis por meio de artigos científicos e cartilhas.

Foto: CFCAM/UFSB

Este projeto esta sendo realizado em parceria com o Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente-CIENAM/UFBA, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sob a coordenação da Profa Dra. Leila Oliveira Santos CFTCI-CJA/UFSB e colaboração do Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi do Laboratorio de Hidrologia e Meteorologia e Profs. Drs. Mário M. da Silva Junior e Sílvio T. Sasaki do CFCAm-CSC/UFSB, Instituto Federal Baiano (IFBA) com o Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva e Técnico Leonardo Dias do lab. de Análises Instrumentais e Prof. Dr. Aldenor Gomes Santos da UFGD. Em forma de disseminar o conhecimento, a equipe também conta com a discente da UFSB, Lorena dos Santos e do IFBA, Lazaro Campos e Amanda S. Del Pupo.





Fonte: CFCAM/UFSB
Por – Sara Zeba/CidadeAgoraNews

Link curto:

TÓPICOS:
Cidadeagoranews

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu