Geral

França acusa Austrália e EUA de mentir no caso dos submarinos

"É crise grave", afirma Le Drian sobre fornecimento de tecnologia nuclear e quebra de contrato militar

Rastro101
Com informações do site O Tempo

18/09/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoParis. A França acusou neste sábado (18) a Austrália e os Estados Unidos de mentir e chamou o acordo de segurança que levou Canberra a cancelar a compra de submarinos franceses em favor de navios americanos de crise séria.

Em declarações ao canal de TV France 2, o chanceler Jean-Yves Le Drian afirmou que se trata de uma crise grave e denunciou uma mentira, uma duplicidade, uma grande quebra de confiança e um desprezo por parte dos aliados da França.

O ministro fez os comentários um dia depois que a França, por ordem do presidente Emmanuel Macron, convocou seus embaixadores em Canberra e Washington para consultas, um ato sem precedentes, que mostra a indignação de Paris com o cancelamento do contrato dos submarinos.

Le Drian descreveu a convocação como um ato simbólico. Chamamos nossos embaixadores para tentar entender e mostrar aos nossos antigos países parceiros que estamos muito aborrecidos, que realmente existe uma grave crise entre nós, disse.

O chanceler foi direto ao responder por que não chamou seu embaixador em Londres para consultas, apesar de o Reino Unido também fazer parte do acordo de segurança. Conhecemos seu oportunismo permanente, ironizou, meses depois do Brexit. O Reino Unido nesse assunto é um pouco como o último da fila..

Link curto:

TÓPICOS:
Intriga Internacional

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu