Esporte

Uma das mais antigas federações do Brasil, FBF completa 108 anos de fundação

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completa 108 anos nesta terça-feira (14)

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

14/09/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completa 108 anos nesta terça-feira (14). A entidade é uma das mais antigas federações do Brasil. Atualmente é presidida pelo analista de sistemas Ricardo Lima, que assumiu o cargo em janeiro de 2019, e tem como vice-presidente o advogado Manfredo Lessa.

 

"A cada aniversário da entidade, não podemos deixar de agradecer aos importantes parceiros, que nos ajudaram a chegar até aqui. Nossos sinceros agradecimentos aos clubes e Ligas filiadas, aos nossos árbitros, imprensa, torcedores e órgãos como nosso Conselho Fiscal, Governo do Estado, Prefeituras, Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia, Polícia Militar, Ministério Público e à CBF. Agradecemos, também, aos nossos patrocinadores e parceiros, que continuam acreditando no sucesso do futebol baiano, e a todos os presidentes que por aqui passaram e contribuíram para essa bonita história de 108 anos. Mais aniversários virão e mais novidades serão apresentadas para abrilhantar ainda mais o nosso futebol", o mandatário.

 

As primeiras linhas da história da FBF foram escritas antes mesmo da sua fundação em 14 de setembro de 1913. Em 1901, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos uma bola, trazida de uma viagem para Inglaterra. Nos anos seguintes, a modalidade começou a se adaptar com as regras vindas da "Terra da Rainha". Clubes começaram a surgir, como o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. O ano de 1904 marcou o surgimento da Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), que no ano seguinte, realizou o primeiro Campeonato Baiano. Porém, a entidade acabou fechando oito anos depois. Até que em 1913, a Federação Bahiana de Futebol, localizada na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador.

 

Antes de Ricardo Lima, a FBF foi presidida por alguns nomes dentre eles, Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade, Virgílio Elísio e Ednaldo Rodrigues, que atualmente preside a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após o afastamento de Rogério Caboclo, alvo de uma denúncia de assédio sexual e moral, que depois foi alterada para conduta inapropriada.

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu