Economia

Continental propõe pneu com mais da metade de materiais rastreáveis, renováveis e reciclados

Mais da metade de seu peso é de materiais rastreáveis, renováveis e reciclados (Foto: Continental_Divulgação)   A companhia alemã Continental, fabricante de autopeças e sistemas automotivos, apresentou nes

Rastro101
Com informações do Época Negócios

07/09/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
Pneu Conti GreenConcept. Mais da metade de seu peso é de materiais rastreáveis, renováveis e reciclados (Foto: Continental_Divulgação)

 

A companhia alemã Continental, fabricante de autopeças e sistemas automotivos, apresentou nesta segunda-feira (6/9) seu projeto de pneu majoritariamente "rastreável, renovável e reciclado". O projeto, que ganhou o nome de Conti GreenConcept, não tem data definida para chegar ao mercado, mas a tecnologia de reciclagem que o torna viável deve começar a ser empregada em 2022, na produção de pneus menos agressivos ao ambiente.

Pneus convencionais são feitos de borracha sintética, derivada de petróleo. No pneu conceito da Continental, cerca de 35% dos materiais são borracha vegetal (feita de raízes de plantas da família do dente-de-leão), derivados de fibras vegetais (como de cascas de arroz) e resinas vegetais. Outros 17% são compostos de resíduos reciclados: PET (como o de garrafas), sucata de aço e negro de fumo (que sobra na produção de asfalto e outros derivados de petróleo).

saiba mais



Conheça a Rivian, fabricante de carros elétricos que quer bater de frente com a Tesla

Empresas apostam na economia circular para reduzir impacto ambiental



 


O pneu conceito tem, no momento, resistência 25% inferior à dos produtos convencionais mais fortes, mas é também 40% mais leve. O resultado líquido é que o veículo se torna mais eficiente a Continental estima que um carro elétrico ganharia 6% de autonomia com o Conti GreenConcept. "Do jeito que vemos hoje, matérias primas sustentáveis, design ultraleve e renovação das tiras (do pneu) são ingredientes chave para tornar mais sustentável as futuras gerações de pneus", afirmou David O&rsquoDonnell, responsável por essa área de negócios na Continental.

O esforço da fabricante alemã é, em 2022, deixar neutra em carbono sua área de negócios de mobilidade limpa em 2030, firmar-se como a fabricante de pneus mais ambientalmente responsável do mercado e em 2050, tornar a companhia inteira e sua cadeia de fornecedores neutras em carbono, fabricando pneus com materiais 100% sustentáveis.

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu