Cidadania

Itagimirim comemora os 51 anos de emancipação político-administrativa

Passagem valorizou o esforço daqueles que lutaram pela emancipação da cidade

Rastro101
23/04/2013 por Rafael Amaral, atualizado em 25/05/2013 às 12h49 por Rafael Amaral

ITAGIMIRIM - O aniversário de 51 anos de emancipação política e administrativa do município de Itagimirim, no extremo-sul baiano, foi comemorado com muita emoção e alegria. As comemorações tiveram início no dia 20 com a realização de diversos eventos e se encerraram na manhã desta terça-feira (23), com várias apresentações em praça pública.

Fanfarra Juvenil de Itagimirim e Filarmônica Lira de Canavieiras tocaram juntas no dia 23 de Abril. (Foto: Rafael Amaral)Fanfarra Juvenil de Itagimirim e Filarmônica Lira de Canavieiras tocaram juntas no dia 23 de Abril. (Foto: Rafael Amaral)

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. De acordo com a Secretária Valdelice Mota, uma das homenagens era valorizar o esforço daqueles que lutaram pela emancipação político-administrativa de Itagimirim e reconhecer o empenho dos que garantiram à Itagimirim a condição de município.

Hasteamento das Bandeiras com o Tenente Josari Coutinho, Prefeito Rielson e Vereador Francino Andrade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Hasteamento das Bandeiras com o Tenente Josari Coutinho, Prefeito Rielson e Vereador Francino Andrade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Durante quatro dias, vários eventos foram promovidos na cidade. No dia 20 pela manhã houve um torneio de futsal "Inter-salas" pela manhã e a tarde um torneio de dominó, apresentações de dança, capoeira e coral na Praça Castro Alves. No dia 21 (domingo), fazendo parte do quadro de comemorações, foi realizado o 1º Torneio Tiradentes de Futsal de Itagimirim, organizado pelo vereador "Lindú" na quadra da Rua Belmonte.

Na noite da segunda-feira (22), a Sociedade Filarmônica Lira do Comércio de Canavieiras, fundada em 1º de Janeiro de 1894, fez uma linda apresentação às 20h00 na Praça Castro Alves. De acordo com Jailton de Souza, presidente da Filarmônica, o grupo, composto por 25 integrantes, se alegrou em poder fazer parte das comemorações deste ano.

Sociedade Filarmônica Lira do Comércio de Canavieiras apresentou durante dois dias em Itagimirim (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Sociedade Filarmônica Lira do Comércio de Canavieiras apresentou durante dois dias em Itagimirim (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

As comemorações se encerraram na manhã desta terça-feira (23), com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e do município de Itagimirim e execução do Hino Nacional às 9h00 no Colégio Municipal Othoniel Ferreira. Após a solenidade, a professora Eliana Costa passou o microfone para a Secretária de Educação Gildete Moreira, que agradeceu a presença de todos. O presidente da Câmara de Vereadores, Francino Júnior, também agradeceu a oportunidade e expressou orgulho em fazer parte do povo de Itagimirim.

Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Valdelice Mota, durante a solenidade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Valdelice Mota, durante a solenidade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Valdelice Mota, agradeceu a presença e o apoio que teve. Agradeceu a toda a equipe e salientou que nada seria possível se não fosse a participação de todos. O Vice-prefeito Rogério Andrade e o prefeito Rielson Lima fecharam os discursos pela manhã. Ambos falaram sobre as dificuldades que os municípios do extremo-sul vêm enfrentando nos últimos meses, e ressaltaram que Itagimirim vem sofrendo da mesma forma. "Com essas dificuldades, o mais importante no momento não é a realização de grandes festas, mas manter o compromisso com execução de obras e melhorias para a cidade" - ressaltou o prefeito Rielson, preocupado com a crise que assola várias cidades.

Pelotões seguiram para a Praça Castro Alves. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Pelotões seguiram para a Praça Castro Alves. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Após os discursos, a Fanjuita (Fanfarra Juvenil de Itagimirim), acompanhada da Filarmônica Lira do Comércio, seguiram até a Praça Castro Alves para a realização das lindas apresentações com o grupo de ballet "Na pontinha dos Pés", coordenada pelo professor Wilker Araújo, o grupo de dança e coreografia da Fanjuita, organizada pela professores Wilker e Graziela BRito, o Grupo de Capoeira Raça, com o professor Marcelo Pinto, que apresentaram a "Puxada de Rede" e roda de capoeira, o Grupo de Capoeira Sul da Bahia, com o professor Herivelto Ventura, apresentando o Maculelê. O desfile contou ainda com os pelotões das crianças do PETI (Programa de Erradicação de Trabalho Infantil), e com pelotões dos alunos de diversas modalidades esportivas realizadas no município.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Aniversário Itagimirim 51 Anos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu