Economia

China altera política e passa a permitir 3 filhos por casal

A mudança na política vem após os dados do governo mostrarem quedas anuais na população desde 2017

Rastro101
Com informações do Época Negócios

31/05/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
 (Foto: Getty Images)

 

A China anunciou nesta segunda-feira (31) que os casais poderão ter um terceiro filho, informou a agência de notícias estatal Xinhua. A mudança na política vem após os dados do governo mostrarem quedas anuais na população desde 2017.

A decisão foi tomada em uma reunião do Escritório Político do Comitê Central do Partido Comunista Chinês e que contou com a participação do presidente Xi Jinping. Conforme os políticos, a implementação da política e as medidas relativas de apoio financeiro vão favorecer ao aumento da população e dar uma "resposta ativa" ao envelhecimento populacional.

Por mais de 40 anos, a China adotou a política do filho único para controlar o tamanho de sua população. No entanto, a partir de 2016, uma alteração permitiu que os casais pudessem ter dois filhos - sem pagar taxas e recebendo auxílios do governo.

Segundo dados oficiais, porém, desde 2017 o ritmo de crescimento é muito baixo. O censo realizado a cada 10 anos mostrou que a China tinha 1,4 bilhão de cidadãos em 2020, cerca de 5,38% a mais do que em 2010. Esse é o menor número das últimas décadas.

Já na análise anual, também afetada pela pandemia de Covid-19, mostra que cerca de 12 milhões de crianças nasceram no ano passado. Em 2019, esse número era de 14,6 milhões.

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu