Cidadania

Veracel destaca seu compromisso com a proteção das florestas e recursos hídricos da Bahia

A empresa realiza o monitoramento da vazão e da qualidade das microbacias como parte de suas ações de proteção do rios da região

Assessoria de Comunicação Veracel
22/03/2021 por Redação, atualizado em 22/03/2021 às 21h43 por Redação

Funcionários da Estação Veracel (Foto: Ricardo Telles)Funcionários da Estação Veracel (Foto: Ricardo Telles)Eunápolis, 22 de março de 2021 - Ontem (21) e hoje, marcam duas datas importantes para o calendário da Veracel, o Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água, comemorados neste domingo e segunda-feira, respectivamente. As datas destacam dois recursos naturais muito importantes para a proteção da fauna e da flora.

A Veracel possui uma área total de 223.776 hectares, sendo 87.962 hectares de plantios comerciais de eucalipto e cerca de 100.000 hectares de área destinados a recuperação da Mata Atântica. Ou seja, cerca de um hectare de área reservada para vegetação nativa para cada hectare plantado com eucalipto. A companhia atua em 11 municípios no sul da Bahia.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Para a proteção destas áreas, a companhia realiza campanhas de conscientização, possui um canal exclusivo para alertas sobre possíveis focos de incêndio e realiza ações de monitoramento em todas as áreas florestais da empresa. O uso de tecnologias avançadas de monitoramento de florestas associado a atuação das equipes de meio ambiente e de proteção patrimonial ajudam a identificar e prevenir crimes contra a biodiversidade.

Além disso, a empresa é responsável pela RPPN Estação Veracel, reconhecida internacionalmente como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN) pela UNESCO. A reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, e está entre as 20 áreas do mundo com maior número de espécies arbóreas. A Estação Veracel foi identificada como uma área-chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Area - KBA), pelo seu importante papel na proteção de espécies de animais globalmente ameaçados de extinção. É também considerada uma área importante para a conservação de aves (Important Bird Area - IBA), pois abriga populações significativas de espécies de aves globalmente ameaçadas, de acordo com a BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido.

"Quando falamos em conservação ambiental, sempre pensamos em uma floresta com toda sua biodiversidade. Impossível não lembrar da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, com mais de 6 mil hectares , diz Virginia Camargos. "A floresta é uma verdadeira escola onde todos os dias aprendemos coisas novas. O contato com a natureza sensibiliza as pessoas para a conservação ambiental e o diálogo é a ferramenta essencial para traçarmos um caminho correto para a conservação da biodiversidade da região", destaca a coordenadora.A RPPN Estação Veracel também tem papel estratégico na provisão de água para o território. Lá existem 112 nascentes que inclusive algumas delas abastecem o município de Porto Seguro. Dessa forma, a reserva pode ser considerada um importante fragmento prestador de serviços ambientais de regulação do fluxo e da qualidade de água.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Em complemento ao trabalho da Estação, a companhia realizou melhorias em seu processo de produção de celulose e em apenas 4 anos reduziu em mais de 11% a utilização de água para a fabricação de celulose. "A consciência ambiental com relação a otimização do uso de água permeia por toda a empresa e seguimos avançando na área florestal com práticas também bastante inovadoras, como por exemplo a redução do uso de água para molhar as estradas com a utilização de um gel retentor de umidade para controle de poeira. Seguimos apoiando novas ideias e investindo em tecnologias para otimização do uso de água, sem prejudicar os equipamentos e a qualidade da celulose, e garantindo a sustentabilidade dos nossos processos", explica Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente e Licenciamento da Veracel.

Além da busca de melhorias para o uso da água, há 14 anos a Veracel realiza o monitoramento de microbacias localizadas em sua área e os resultados parciais deste acompanhamento demonstram que as atividades florestais da companhia não impactam significativamente na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos da região.

O trabalho com as microbacias da Veracel consiste na seleção de pontos de monitoramento que permitem a comparação do comportamento hidrológico entre duas microbacias, sendo que, para esse efeito comparativo, são sempre selecionadas uma localizada na área de manejo florestal da empresa e outra localizada em área de mata nativa. Dessa forma, é possível fazer uma comparação adequada da dinâmica da água em termos de quantidade e qualidade.
"Os resultados advindos do monitoramento das microbacias na área da Veracel demonstram que as atividades da empresa produzem baixo impacto nos recursos hídricos da região, uma vez que os dados coletados mostram uma similaridade entre as microbacias localizadas em área de floresta plantada e nas localizadas em áreas de mata nativa", explica Helton Lourenço, coordenador de Manejo Florestal da Veracel.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
O estudo mede de forma contínua os valores de precipitação pluviométrica, nível e a qualidade da água de superfície e também do lençol freático. Com sensores instalados em pontos de monitoramento estratégicos, os parâmetros de vazão da agua são registrados a cada 15 minutos durante todo o dia e, quinzenalmente, a equipe de campo atua para a coleta de amostragem para avaliação da qualidade da água.

Com o monitoramento, a Veracel consegue avaliar se o manejo florestal empregado é ambientalmente adequado, inclusive sendo avaliado periodicamente para a renovação de certificações. Além disso, a companhia também utiliza essas informações para buscar sempre melhorias em seu manejo florestal, levando em consideração a premissa fundamental da empresa com a proteção do meio ambiente.

"Estamos passando por um periodo de intensa flutuação climática, por isso, é sempre importante avaliarmos novas formas de atuação para estarmos preparados para essas mudanças e ajustarmos, conforme necessário, nosso manejo, de forma a mitigar quaisquer impactos nos recursos hídricos. Por isso, mais do que nunca, esse monitoramento é fundamental para o planejamento de longo prazo da empresa", finaliza o coordenador.

A iniciativa da Veracel Celulose de realizar monitoramento de micobacias faz parte do Programa Cooperativo de Monitoramento de Bacias Hidrográficas (PROMAB), conduzido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), que realiza um trabalho de monitoramento permanente em 21 microbacias experimentais em todo o Brasil.

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas - colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais e econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu