Economia

SXSW 2021: 8 tendências de negócios para este ano

No mundo inteiro, empresas tiveram que se adaptar para continuar existindo e, segundo Jason Schenker, presidente do The Futurist Institute, a transformação tecnológica pela qual passaram representa um &ldquocaminho sem volta&rdquo, a par

Rastro101
Com informações do Época Negócios

17/03/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
SXSW 2021 lista tendências de negócios para 2021 (Foto: Pexels)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pandemia sacudiu os negócios e forçou uma revolução digital para muitos segmentos da economia. No mundo inteiro, empresas tiveram que se adaptar para continuar existindo e, segundo Jason Schenker, presidente do The Futurist Institute, a transformação tecnológica pela qual passaram representa um &ldquocaminho sem volta&rdquo, a partir do qual é possível apontar tendências de negócios para empreender em 2021.

saiba mais


SXSW 2021: apesar de avanço de startups brasileiras, ainda há espaço para solucionar ineficiências

SXSW 2021: como construir comunidades online mais autênticas



O tema foi destaque durante painel digital no primeiro dia da versão digital do evento South by Southwest (SXSW) 2021, nesta terça-feira (16/3). Schenker listou as seguintes tendências:

Comércio eletrônico

&ldquoO e-commerce como conhecíamos antes da pandemia nunca mais vai existir. O que temos agora, de maneira geral, é uma versão muito melhorada das lojas virtuais que tínhamos em 2019. Entre as oportunidades para os que pensam em empreender neste ano, estão as tecnologias, o design e softwares capazes de tornar as plataformas mais acessíveis, fáceis de usar e seguras. Sairá na frente quem trabalhar para melhorar, cada vez mais, a experiência de compra do usuário dentro dos portais de e-commerce.&rdquo

Atendimento personalizado

&ldquoEsqueça as mensagens gravadas e os sistemas de atendimento automático, sempre com respostas padrão. O consumidor busca por rapidez no atendimento e, principalmente, personalização. O problema dele, mesma que seja igual ao do outro, é o mais importante e merece toda a atenção da empresa. Quem quer empreender a partir de agora deve estar atento a oferecer uma experiência positiva quando o assunto é atendimento, seja lá qual for a plataforma escolhida pelo consumidor.&rdquo

A saúde no centro das atenções

&ldquoAs empresas voltadas para a tecnologia dentro da área da saúde estarão em alta neste e também nos próximos anos. Tudo o que foi desenvolvido até agora em questão de atendimento e consultas remotas deve ser amplificado no futuro, oferecendo experiências cada vez mais reais, que aproximam médicos e pacientes.&rdquo

Distribuição de conteúdo

&ldquoAs pessoas estão sendo bombardeadas por conteúdo a todo instante, em todas as plataformas e de todas as maneiras. A pandemia instalou a &lsquocultura da notificação&rsquo. Afastadas, elas buscaram formas de estar presentes e, nos próximos tempos, continuam em alta ferramentas como Zoom, Teams e WhatsApp, que aproximam e facilitam reuniões e negócios. Organizar o &lsquocaos&rsquo da informação também representa oportunidade para quem deseja empreender. Empresas que saibam como produzir o conteúdo certo para a plataforma ideal poderão se destacar.&rdquo

Jason Schenker, presidente do The Futurist Institute, no SXSW 2021 (Foto: (Foto: Reprodução/SXSW 2021))

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação para todos

&ldquoAntes da pandemia, muita gente dizia que não gostava de estudar de forma remota. Com o isolamento social, não sobraram alternativas, a não ser encarar o EAD. Pessoas de todas as idades estudaram diante de telas e a modalidade representa tendência para os próximos tempos. Mais barata e acessível, com horários mais flexíveis, a educação remota pode ser a chave para estender a todos a possibilidade de estudar e ampliar suas oportunidades profissionais. Empresas que se dedicarem a entregar um conteúdo de qualidade, com uma experiência positiva de educação, podem se destacar no mercado.&rdquo

Gaps na área de serviços

&ldquoTurismo, gastronomia e todas as áreas de serviços deverão investir na hospitalidade para atrair seus clientes. As empresas terão que se adaptar para manter um &lsquomeio termo&rsquo entre o atendimento presencial e o digital, oferecendo uma experiência completa e positiva nos dois ambientes. Saem na frente empresas que trabalharem para ampliar possibilidades, ajustar gaps e ajudar marcas a manter a conexão com seus clientes, seja de forma física ou virtual.&rdquo

Supply chain

&ldquoNão vemos e poucas vezes paramos para pensar nisso, mas há um verdadeiro exército de pessoas, de diversas áreas, que trabalham para fazer chegar até nós mercadorias e serviços solicitados. Empreendedores que se dedicarem a trabalhar nos &lsquobastidores&rsquo das mercadorias poderão ter sucesso ao &lsquoconstruir pontes&rsquo e oferecer uma experiência eficiente e positiva de compra para usuários.&rdquo

Sistemas

&ldquoTecnologia e conexão estão no topo das oportunidades de negócios para o futuro. Desenvolvimento de softwares, de plataformas e de sistemas que possam escalar degraus na corrida pela automatização de processos, ampliando entregas e reduzindo custos e tempo. Tudo isso, de preferência, de forma sustentável.&rdquo

 

Link curto: https://bit.ly/38Rgxk0

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu
'; $("#conteudoMateria br:eq(2)").after(pub); //$('#conteudoMateria').find('br:nth-child(1)').after(pub); });