Economia

Agência americana confirma eficácia da vacina de dose única da Johnson & Johnson

A informação foi publicada pela Bloomberg

Rastro101
Com informações do Época Negócios

24/02/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
 (Foto: Foto ilustração by Cezary Kowalski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

 

A vacina de dose única contra a covid-19 da Johnson & Johnson é segura e eficaz, segundo os reguladores dos Estados Unidos. A informação foi publicada pela Bloomberg.

saiba mais


J&J pede que OMS inclua vacina contra covid-19 em lista emergencial



Em um documento em que resume os dados do ensaio da empresa, a equipe do Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país, informou que o imunizante se mostrou 72% eficaz e que não houve mortes relacionadas à doença no grupo vacinado.

O relatório também apontou que não houve sinais de riscos de segurança para grupos específicos, mas destacou que aguarda análises adicionais para avaliar se a fórmula do imunizador funciona para casos assintomáticos da enfermidade.

Funcionários da agência prepararam o documento antes de uma reunião que será realizada na sexta-feira (26), quando consultores externos farão uma recomendação não vinculativa sobre se o imunizante deve ou não ser autorizado. Se o grupo fornecer parecer favorável, caberá a cúpula da agência conceder a autorização, o que pode ocorrer já no final de semana. 

As vacinas da Moderna e a da parceria entre a Pfizer e a BioNTech foram autofrizadas pelo FDA em dezembro, pouco antes das primeiras variantes principais do coronavírus serem identificadas nos Estados Unidos.

Desde então, as versões mutantes se tornaram uma grande preocupação, e a vacina da J&J foi considerada menos eficaz na África do Sul e na América Latina, por conta da propagação nestas regiões de duas versões de rápida disseminação do vírus. 

Segundo Richard Nettles, vice-presidente de assuntos médicos dos EUA para Doenças Infecciosas e Vacinas Janssen da J&J, se a injeção for rapidamente autorizada após a reunião do painel consultivo de sexta-feira, como as outras duas vacinas foram, a empresa inicialmente será capaz de fornecer 4 milhões de doses.

Falando em uma audiência no Congresso na terça-feira, Nettles disse que a J&J provavelmente produzirá o suficiente de sua vacina de dose única para inocular mais de 20 milhões de americanos até o final de março. O contrato da empresa prevê 100 milhões de doses entregues até o final de junho.

Ao contrário das vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech, que requerem duas doses administradas com três a quatro semanas de intervalo, a injeção da J&J pode ser armazenada em temperatura de geladeira por até três meses. Essa vacina de dose único é feita de um vírus do resfriado que não se replica, mas ajuda o corpo a desenvolver uma resposta imunológica e a se preparar para uma infecção por covid-19.

Os efeitos colaterais mais frequentes incluem febre, fadiga, dor de cabeça, dor muscular e dor no local da injeção, escreveu a equipe do FDA.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu