Economia

SpaceX lança 60 satélites de internet, mas perde parte do foguete no processo

No entanto, a operação não foi um sucesso total: o foguete Falcon 9, que levou os satélites no espaço, não conseguiu pousar em segurança

Rastro101
Com informações do Época Negócios

16/02/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
 (Foto: Divulgação/Flickr SpaceX)

 

A SpaceX, empresa aeroespacial fundada pelo bilionário Elon Musk, lançou mais 60 satélites de internet Starlink ao espaço na última segunda-feira (15). No entanto, a operação não foi um sucesso total: o foguete Falcon 9, que levou os satélites no espaço, não conseguiu pousar em segurança.

Isso porque, no lançamento, o foguete perdeu seu propulsor. Desta forma, não foi capaz de pousar na plataforma no oceano Atlântico, onde era esperado, e provavelmente se perdeu no oceano. No Twitter, Musk celebrou o lançamento dos satélites. Em transmissão ao vivo, a engenheira da SpaceX, Jessica Anderson, lamentou o ocorrido.



Deployment of 60 Starlink satellites confirmed pic.twitter.com/apZ7oTOvNk
&mdash SpaceX (@SpaceX) February 16, 2021


 

 

 

A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. No entanto, imagens de uma câmera de bordo do foguete mostram um foco de fogo depois da entrada do foguete em órbita. Segundo especificações da Falcon 9, para frear antes do ponto de aterrissagem, o equipamento deveria reativar um dos nove motores do propulsor.

A internet de Musk

Além do lançamento no começo da semana, está prevista outra missão para lançar satélites Starlink para esta quarta-feira (17). Atualmente, há 1145 equipamentos desse tipo da SpaceX no espaço. Os planos da empresa incluem "cobertura global do mundo em 2021", segundo nota.

As missões Starlink têm como objetivo expandir os serviços de internet de alta velocidade, ainda em fase beta. Por enquanto, só é possível assinar o serviço nos Estados Unidos, por US$ 99 mensais, além dos equipamentos por US$ 499. No Brasil, a Starlink já tem CNPJ registrado, mas ainda faltam permissões de operação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Falcon 9

O foguete já foi notícia no começo do ano, ao carregar 133 "espaçonaves" comerciais e governamentais, além de 10 outros satélites da SpaceX, batendo o recorde de carga. Antes de enviar os 60 satélites nesta semana, o Falcon 9 já havia feito cinco decolagens com sucesso.

Quer conferir os conteúdos exclusivos da edição de fevereiro/2021 de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu