Geral

Sonda espacial chinesa envia um vídeo de Marte: veja

No vídeo divulgado pela rede pública CCTV, a superfície do planeta aparece em meio a um céu preto. Crateras brancas são visíveis

Rastro101
Com informações do site O Tempo

12/02/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA agência espacial chinesa divulgou, nesta sexta-feira (12), imagens em vídeo de sua sonda Tianwen-1 sobrevoando Marte, dois dias depois de ter conseguido colocá-la na órbita ao redor do planeta vermelho.

No vídeo divulgado pela rede pública CCTV, a superfície do planeta aparece em meio a um céu preto. Crateras brancas são visíveis na superfície de Marte, que a sonda sobrevoa durante um dia marciano, segundo a agência oficial Xinhua.


China’s Tianwen-1 probe has sent back the surveillance footage that recorded the process of Mars entering and exiting the field of vision, the probes slight vibration after the engine ignited, and the process of the probe flying from Mars day to night. pic.twitter.com/VntlzTiZRA
— Peoples Daily, China (@PDChina) February 12, 2021
Em plena rivalidade diplomática e tecnológica com Estados Unidos, a China abre um novo cenário de competição com um programa espacial ambicioso, cujo objetivo é estabelecer uma estação espacial habitada em 2022 e enviar um astronauta para a Lua até 2030. Tianwen-1 (Perguntas ao céu-1, em chinês) foi lançada em 23 de julho da ilha de Hainan, ao sul da China.  Esse mês também foram lançadas as missões dos Emirados Árabes Unidos e dos Estados Unidos, aproveitando a conjunção do final de 2020, ou seja, o momento em que, a cada 26 meses, ambos os planetas estão mais perto um do outro. A sonda emirati, chamada Al-Amal (Esperança) foi colocada na órbita marciana na terça-feira, um dia antes da sonda chinesa, um feito histórico para a primeira missão interplanetária do mundo árabe. A sonda chinesa é composta por três elementos: um orbitador, um módulo de descida (que pousaria em Marte) e um robô guiado remotamente. Muito ambiciosos, os chineses esperam alcançar nesta primeira tentativa própria tudo o que os Estados Unidos conquistaram em várias missões a Marte desde a década de 1960.

Link curto:

TÓPICOS:
Espaço

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu