Geral

Cristo Rei, no bairro Juliana, é a catedral de BH a partir de hoje

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem detinha o título desde 192. Missas, plantio de árvores e oferta de almoço integram programação da data

Rastro101
Com informações do site O Tempo

11/02/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoPlantio de árvores, distribuição de almoço à população carente e missas especiais. Estas são algumas das atividades programadas para celebrar o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, comemorado hoje. A data também marca a oficialização da Catedral Cristo Rei, ainda em construção, na avenida Cristiano Machado, no bairro Juliana, na região norte da capital, como igreja-catedral, título ostentado desde 1921 pela igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na prática, a Catedral Cristo Rei passa a ser a igreja principal da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Nesse especial aniversário de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, viveremos a abertura do ano jubilar centenário. Um ano marcado por especiais momentos de espiritualidade, celebrações, eventos comemorativos e ações solidárias. Preparamos uma programação dedicada ao centenário da nossa amada Arquidiocese, tudo com respeito às medidas para se evitar a propagação da Covid-19”, explica dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na manhã de hoje, o primeiro ato de comemoração do centenário vai ser o plantio de mudas de jequitibá na nova catedral, árvore-símbolo do jubileu centenário, segundo a Arquidiocese. Em seguida, o padre Nivaldo dos Santos Ferreira, nomeado pelo papa Francisco, em dezembro do ano passado, bispo auxiliar da Arquidiocese da capital, vai presidir missa e receber o título de primeiro bispo da nova catedral. 

Na parte da tarde, a programação conta com carreata da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem até a Catedral Cristo Rei, além de missa presidida por dom Walmor Oliveira. 
Amanhã, vai ser promovido um almoço especial para carentes, como parte da ação solidária “Dai-lhes vós mesmos de comer”. A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que a ação vai se repetir todas as sextas-feiras. 

A programação de comemoração do centenário se estende até domingo. As missas vão ser transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

Instituição originou a maior universidade católica

Com a criação da Arquidiocese de BH, foi instituído o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o que possibilitou a formação de padres na capital e fez surgir a hoje nomeada PUC Minas, a maior universidade católica do mundo, conforme o Vaticano.


A partir da arquidiocese, também foram criadas escolas, como as unidades do Colégio Santa Maria Minas, primeira instituição de ensino de BH, entre outras ações solidárias. 

Entenda

Criada pelo papa Bento XV, a Arquidiocese de BH surgiu após o desmembramento da de Mariana, a primeira de Minas. Naquela época, BH tinha apenas três igrejas: Nossa Senhora da Boa Viagem – nomeada catedral provisória, em construção –, São José e Nossa Senhora do Rosário. A arquidiocese estima que BH e região metropolitana tenham, no mínimo, 1.500 igrejas católicas.

Agenda na nova catedral

Hoje
- 9h: Dom Walmor e bispos auxiliares vão plantar mudas de jequitibá
- 10h: Missa com ordenação episcopal do monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de BH pelo papa Francisco, em dezembro de 2020
- 16h30: Procissão motorizada com o decreto que transfere o título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei. Partida: Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
- 18h: Cerimônia de transferência do título, presidida por dom Walmor
- 19h30: Missa com a ordenação de sete diáconos permanentes, presidida pelo arcebispo

Sexta-feira (12.2)
- 11h: Dom Walmor acolhe representantes de famílias de vilas e favelas amparadas pela Arquidiocese, para almoço

Sábado (13.2)
- 15h: Momento de oração Tarde com Cristo Rei
- 17h: Missa

Domingo (14.2)
- 10h30: Missa
- 17h: Missa

 

 

Link curto: https://bit.ly/3rIV43W

TÓPICOS:
100 Anos Da Arquidiocese

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101

cachedMais notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

menu
'; $("#conteudoMateria br:eq(2)").after(pub); //$('#conteudoMateria').find('br:nth-child(1)').after(pub); });