Geral

Steven Appleby, cartunista que encontra superpoderes nas roupas femininas

Ele, que começou como cartunista de jornal, apresenta um homem que descobre que tem o poder de voar quando se veste de mulher - e que também adora fazer isso

Rastro101
Com informações do site O Tempo

10/02/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O Tempoem todos os super-heróis usam capa, alguns preferem vestidos, como August Crimp, que se torna Dragman quando se veste de mulher, personagem inspirado no passado de seu autor, o britânico Steven Appleby.  Em sua primeira história em quadrinhos, cheia de humor e suspense, Appleby, que começou como cartunista de jornal, apresenta um homem que descobre que tem o poder de voar quando se veste de mulher e que também adora fazer isso.

Envergonhado por essa paixão secreta, August abandona os vestidos e decide levar uma vida de pai comum. Mas quando sua jovem vizinha lhe pede ajuda, não tem escolha a não ser pegar as meias e o batom e voltar ao trabalho.

Coloquei muito da minha experiência no livro, explica Appleby, de 65 anos, em uma entrevista à AFP em seu estúdio no sul de Londres, usando uma peruca loira e um elegante vestido preto e dourado. Como seu personagem, Steven descobriu desde cedo que gostava de se travestir. Na época, era estudante. Encontrei meias atrás de um sofá e de repente pensei que poderia me vestir e parecer uma menina, lembra. Foi uma experiência que o divertiu e ao mesmo tempo o encheu de vergonha e medo de que um colega descobrisse, afirma. 

No livro, a esposa de August, Mary, é carpinteira, como a esposa de Steven, Nicola Sherring, quando ele a conheceu. Juntos tiveram dois filhos e, embora já não sejam um casal, ela continua a ser a sua melhor amiga e foi ela quem ilustrou Dragman.  A grande diferença entre eu e August é que eu disse a ela que gostava de me fantasiar quando nos conhecemos, conta.

Ela não ligava, íamos às compras, tínhamos o mesmo tamanho e eu usava algumas roupas dela. Ela achava divertido, mas percebeu que também era uma obsessão e tudo se complicou, relata.

Ainda casados, mas separados, vivem sob o mesmo teto com o novo namorado de Nicola e criam juntos seus dois filhos e os filhos de Nicola nascidos de outros relacionamentos.

Sua família sempre o apoiou, mas Appleby admite que levou muito tempo para aceitar sua identidade. Ele deu o salto há 12 anos e, desde então, só se veste de mulher. Acho que era o medo que me impedia de fazer isso, diz. No final, seus filhos não se incomodaram.

Agradecimentos de mulheres transgênero

Agora, Steven às vezes se chama Nancy e diz que aceita o uso do pronome ele ou ela. Ele criou o personagem Dragman em 2002, quando todas as semanas no jornal The Guardian desenhava um personagem saindo do armário. Para mim era uma forma de brincar com o assunto sem precisar dizer que era travesti, lembra. No entanto, ele nunca contou a seus pais, uma canadense e um inglês que o criaram em uma antiga casa paroquial no norte da Inglaterra.

Quando criança, Steven foi enviado para um internato e mais tarde estudou arte. Ele acabou indo parar no Royal College of Art de Londres, com Quentin Blake, famoso ilustrador de livros infantis, como tutor. Foi Blake quem o encorajou a encontrar seu próprio estilo.

Desde a publicação de Dragman, Appleby diz que recebeu mensagens de agradecimento de mulheres trans. Alguém até me escreveu para dizer que acabara de dizer à esposa que gostava de se vestir de mulher, explica, acrescentando que ela aceitou bem. 

Com Dragman, ele retornou ao universo dos super-heróis e da ficção científica que embalou sua infância. Appleby admite que tem uma predileção por Batman. E diz: acho que a Mulher-Gato influenciou a maneira como me visto, com um sorriso realçado por um batom vermelho.

Link curto:

TÓPICOS:
E Tá Tudo Bem Assim

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu