Geral

Veja receitas de aperitivos para curtir o Carnaval com segurança no seu lar

Delícias doces, salgadas e, principalmente, descomplicadas para reunir com os amigos, mas sem aglomeração

Rastro101
Com informações do site O Tempo

10/02/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoEm tempos de pandemia, a recomendação é manter o isolamento social e continuar ficando em casa. Mas, mesmo sem aglomerar em bloquinhos e cortejos, é possível criar um ambiente festivo para curtir com os amigos íntimos ou com as pessoas que moram com você. Separa os ingredientes para as receitas fáceis e deliciosas a seguir.

Tartar de Beterraba com Gema Curada e Coalhada Defumada
Receita do restaurante Quina

Ingredientes para a gema curada:
1 gema de ovo
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de sal fino
1 colher de sopa de açúcar
Quantidade suficiente para Cobrir a gema

Modo de preparo: Misture o sal, o sal grosso, o açúcar e o sal fino. Em seguida faça uma cama da mistura em um recipiente pequeno, coloque a gema e cubra com o restante da mistura. Reserve em geladeira por aproximadamente 3 dias antes de usar.

Ingredientes para a coalhada defumada:
500mL de leite integral
100g de iogurte intergral
Suco de 1 limão
Pedaço pequeno de carvão

Modo de preparo: Ferva o leite e em seguida deixe esfriar até 50ºC. Acrescente o iogurte e o suco de limão. Em seguida passe o iogurte para um recipiente de inox com tampa, ou filmado e guarde em local abafado, que pode ser dentro de um forno fechado e desligado ou dentro de uma caixa de isopor. Espere por pelo menos 12h. 
Em seguida, tire o soro do iogurte coando até que fique em ponto de pasta e reserve em um recipiente que possa ser levemente aquecido. Coloque esse recipiente dentro de uma das formas e ao lado, em outro recipiente dentro da forma também, coloque o carvão em brasa. Jogue por cima da brasa um pouco de ervas secas e tampe essa forma e deixe até sair toda a fumaça

Ingredientes da tuile de beterraba:
350g de beterraba cozida
1 clara de ovo
30g de farinha de trigo
Sal à gosto

Modo de preparo: Bata a beterraba cozida no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Se preciso, utilize uma espátula ou colher para ajudar a mexer (cuidado para não tocar na serra do liquidificador). Passe a beterraba batida para uma tigela, adicione a clara e a farinha de trigo. Misture tudo com um batedor de arame (fouet). Pegue uma assadeira, vire de cabeça para baixo e forre com um tapete de silicone. Espalhe a mistura por cima do tapete de silicone e, com ajuda de uma espátula, alise bem a superfície deixando a camada fina e uniforme. Leve no forno a 120ºC, por aproximadamente 30 minutos, para desidratar.

Ingredientes para o tartar:
300g de beterraba assada
30g de catchup
20g de mostarda Dijon
15g de Cebola Roxa Repicada
5g de aceto balsâmico reduzido
5g de ceboulete picadas
20g picles de pepino picados
15g de alcaparras picadas
5mL suco de limão
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo: Primeiramente asse a beterraba enrolada em papel alumínio, por aproximadamente 40 minutos a 180ºC. Descasque e em seguida pique em cubos pequenos de aproximadamente 1cm ou  menor. Deixe esfriar e reserve.
Misture todos os ingredientes num bowl e vá acrescentando o sal, a pimenta e o limão aos poucos e provando até atingir o sabor desejado. Reserve. Monte da forma desejada, mas sugiro que enforme o tartar em um aro, ou faça um monte e por cima rale fino parte da gema e coloque gotas da coalhada defumada.

Torta de limão na taça
Receita da confeiteira Ana Carolina Paranhos da Doce Carol Ateliê

Igredientes para a base:
100g de biscoito maisena
25g de manteiga sem sal

Igredientes para o creme:
200mL de leite condensado
200mL de creme de leite
Suco de limão à gosto

Igredientes para o merengue:
3 claras
100g de açúcar refinado

Modo de preparo:
Triture o biscoito em um mixer ou liquidificador. Em seguida misture-o à manteiga. (Dica: dê uma leve derretida na manteiga para ajudar na mistura com o biscoito). Após misturar os dois ingredientes, bata-os no liquidificador ou mixer até que a mistura adquira a consistência de uma farofa umedecida. Coloque essa farofa, que é base da torta, em uma taça.


Quiche de cogumelos
Receita do Buffet Fora do Comum

Ingredientes para a base:
250g de farinha de trigo
115g de manteiga
30g de mostarda
2 ovos (apenas a gema)
5g de gergelim preto
5g de sal refinado

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até que eles descolem de suas mãos. Em seguida, espalhe a massa por uma forma com 21cm de diâmetro, de fundo removível.

Ingredientes para o recheio:
5g de sal refinado
4 ovos (apenas a gema)
5g de pimenta do reino
200g de queijo Canastra
125g de cogumelo Paris
125g de shitake
300g de creme de leite

Modo de preparo: Refogue os cogumelos com um pouco de sal e azeite. Reserve. Misture os outros ingredientes e acrescente os cogumelos. Despeje todo o recheio na massa aberta na forma e leve-a a um forno pré-aquecido a 200ºC. Deixe assar por cerca de 15 a 20 minutos

Sempre abra o forno para conferir.

Link curto:

TÓPICOS:
Especial Folia Em Casa

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu