Esporte

MPF denuncia desembargadora do Amazonas por venda de decisões

Bahia Notícias

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

05/02/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nova denúncia ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A informação foi divulgada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (5).

 

A magistrada é acusada de vender decisões judiciais para a facção criminosa Família do Norte (FDN). O esquema foi investigado na segunda fase da operação La Muralla, deflagrada em 2015 pela Polícia Federal. Encarnação já é alvo de uma outra denúncia por venda de decisões, pela qual se tornou ré no STJ.

 

Na denúncia, assinada pela subprocuradora Lindôra Araújo, também foram denunciadas mais 14 pessoas, incluindo advogados e um ex-servidor do TJ-AM. Todos são acusados pelo crime de organização criminosa. O MPF pediu ainda a condenação da magistrada e do ex-servidor por corrupção passiva, e dos demais por corrupção ativa.

 

De acordo com a denúncia, a desembargadora providenciava liminares ordenando a soltura de membros da FDN, tendo como fundamento atestados médicos falsos para doenças como aids e tuberculose. Ainda de acordo com a acusação, os advogados aguardavam o plantão da magistrada para fazer as petições.

 

"Cada decisão chegava a custar até R$ 200 mil, a depender da capacidade financeira do preso", disse o MPF em nota. "Segundo depoimento de um dos envolvidos, o valor era dividido entre o advogado, o médico que forneceu o atestado falso e o magistrado que proferiu a decisão favorável", acrescentou o órgão.

 

Em junho do ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta da desembargadora. 

Link curto: https://bit.ly/3aBLEA9

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu
'; $("#conteudoMateria br:eq(2)").after(pub); //$('#conteudoMateria').find('br:nth-child(1)').after(pub); });