Economia

6 maneiras de manter seus funcionários motivados

Época Negócios

Rastro101
Com informações do Época Negócios

31/01/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
Carreira produtividade sucesso chegar lá alcançar objetivos (Foto: Thinkstock)

 

Entre campanhas de vacinação e permanência da situação pandêmica, o trabalho remoto é realidade também em 2021. Além do regime à distância, empresas e funcionários têm de lidar com o cenário econômico incerto e as mudanças iminentes das relações de trabalho. Como manter seus colaboradores motivados e produtivos em meio ao furacão?

saiba mais


Quatro pontos-chave para vencer a procrastinação



O mentor de startups Martin Zwilling deu 6 dicas para isso em artigo para a publicação norte-americana Inc. Confira:



 



Integre novas tecnologias

E isso não significa apenas marcar reuniões no Zoom, Meets ou outro aplicativo de teleconferência. Caso seus funcionários não estejam habituados a usar essas ferramentas, um momento de interação pode se transformar em frustração. O segredo é integrar os recursos tecnológicos à rotina com treinamentos, para que colaboradores saibam utilizá-los da melhor forma. Esse processo também deve incluir suporte para resolver eventuais problemas técnicos.



 



Seja aberto

Se você ainda não aprendeu sobre resiliência e adaptação com 2020, está mais do que atrasado. Largar sistemas antigos de trabalho pode ser desafiador, mas dar a oportunidade do time dizer o que pensa deles não apenas melhora o fluxo de trabalho, mas abre espaço para inovação. Sem contar que o espaço para expor ideias e implementar mudanças dá senso de propósito aos funcionários o que os mantêm mais satisfeitos.



 



Aja como um mentor

Dar ordens e repassar tarefas não é inspirador. Delegar tarefas, sempre ressaltando as razões delas, bem como elas beneficiam todas as partes envolvidas (o funcionário, a empresa e os clientes) é o que motiva de verdade. Use sua experiência para mostrar aos seus colaboradores como atitudes de hoje podem levar a um sucesso futuro.



 



Reforce valores

A ideia de que o salário e o lucro são os maiores objetivos de funcionários e empresas, respectivamente, é ultrapassada. Todas as atividades devem servir a um propósito maior, social e ambiental. Esses valores corporativos também mudam com o decorrer do tempo e você deve estar atento a isso para adaptar sua cultura de trabalho.



 



Pense em seus freelancers

Funcionários temporários merecem a mesma preocupação em relação à motivação que os permanentes. Cada vez mais numerosos em diversos segmentos, os freelancers devem receber o mesmo tipo de comunicação e valores para manterem bons ritmos de trabalho.



 



Esteja presente

Apesar do home office, há maneiras de cultivar a relação com funcionários, mostrando empatia e liderança. Tire um tempo para ouvir ideias e necessidades do time, bem como analisar se as habilidades e aspirações de cada um correspondem ao seu trabalho atual.

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu