Geral

Covid-19: Sem doses aplicadas lançadas em sistema da Sesab, secretários rebatem dado

Bahia Notícias

Rastro101
Com informações do Bahia Notícias

27/01/2021 por Redação

Divulgação/Bahia NotíciasDivulgação/Bahia Notícias Apesar das primeiras 376 mil doses das vacinas contra a Covid-19 terem sido disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no último dia 19 para os 417 municípios baianos, de acordo com o Acompanhamento da Cobertura Vacinal Covid-19, cinco cidades baianas ainda não aplicaram nenhuma dose do imunizante. Mas os secretários municipais rebatem e apostam em uma incompatibilidade junto ao sistema estadual.  

 

De acordo com o site disponibilizado pelo estado, cinco cidades receberam doses do imunizante, mas não as aplicaram: Belo Campo teria recebido 142 doses na primeira etapa; Firmino Alves (28 doses); Itarantim (142 doses); Planaltino (42 doses); e Rafael Jambeiro (144 doses).

 

A reportagem do Bahia Notícias entrou em contato com a Sesab para entender o motivo pelo qual os municípios não haviam iniciado a imunização. Ainda foi questionado de que modo a pasta tem fiscalizado a aplicação das doses para que uma maior cobertura vacinal seja alcançada em todo estado. Em resposta, a pasta disse que apenas disponibiliza para os municípios a vacina e que cabe à administração municipal a sua aplicação. 

 

O secretário de Saúde de Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, Amaury Miranda informou que até o final da manhã desta terça-feira (26), 75 pessoas já haviam sido vacinadas no município. "Nós enviamos os dados para o Núcleo Regional em Feira de Santana. Entramos em contato com o Núcleo e fomos informados que está realmente acontecendo algum problema, mas a vacinação está ocorrendo sim. Estamos trabalhando junto ao Núcleo para resolver rapidamente. Para que nosso trabalho não seja descredibilizado", disse.  

 

Já o secretário de Saúde de Belo Campo, no Sudoeste baiano, Fábio Maia Prado, informou ao Bahia Notícias que da primeira remessa de vacinas disponibilizadas pela Sesab (142 doses), já foram aplicadas 128 doses do imunizante. "Ontem [nesta segunda (25)]  recebemos outras 120 doses", disse. 

 

Questionado se o município estava enviando para a Sesab um relatório com a quantidade de doses já aplicadas, Prado chegou a apresentar um dos protocolos encaminhados ao Núcleo Regional:



Foto: Reprodução  


Em entrevista ao BN, a secretária de Saúde de Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano, Cátia Oliveira Schaeppi, disse que, diferente do que demonstra o site de acompanhamento da Sesab, a vacinação já começou na cidade. "Nesta primeira fase aplicamos 45 doses nos profissionais de linha de frente que atuam na saúde", disse.

 

Ainda de acordo com a secretária, o município recebeu 35 doses do imunizante na terça-feira-terça (19)  e outras 30 doses nesta segunda-feira (25).  A reportagem do Bahia Notícias também tentou contato com os municípios de Planaltino e Itarantim, mas não obteve retorno. 

 

Questionada sobre o fato dos secretários estarem pontuando que estão enviando relatórios à pasta, a Sesab declarou o contrário. A secretaria disse que  alimentação do sistema depende da informação dos municípios. "A Sesab não foi informada do quantitativo de doses aplicadas nos municípios citados", pontuou.



Foto: Reprodução / Sesab 

 

Até o fechamento desta matéria, às 18:31h desta terça-feira (23), os dados de vacinação de quatro, dos cinco municípios citados continuavam zerados no site de acompanhamento da Sesab. Após  atualização, o sistema incluiu os dados do município de Rafael Jambeiro, constando que a  cidade já havia aplicado 21 doses do imunizante. Quantidade mais de três vezes  inferior a declarada pelo secretário de saúde do município. 

Link curto: https://bit.ly/3olOaiZ

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu
'; $("#conteudoMateria br:eq(2)").after(pub); //$('#conteudoMateria').find('br:nth-child(1)').after(pub); });