Economia

Coronavírus: as tendências para o ecossistema de inovação brasileiro, segundo a Endeavor

Época Negócios

Rastro101
Com informações do Época Negócios

22/01/2021 por Redação

Divulgação/Época NegóciosDivulgação/Época Negócios
Camilla Junqueira, diretora da Endeavor Brasil (Foto: Divulgação)

 

O ano de 2020 foi marcante para a Endeavor &ndash e não apenas pela pandemia. Fundada nos Estados Unidos em 1997, a organização sem fins lucrativos completou 20 anos no Brasil no ano passado. Criada com o objetivo de apoiar empreendedores de impacto, ela tem como maior foco as scale-ups, startups com alto potencial de crescimento e escala. 

Nem mesmo elas enfrentaram a crise sanitária com facilidade. A explicação, segundo Camilla Junqueira, diretora da organização no Brasil, é simples: para uma empresa com DNA de crescimento, operar no "modo sobrevivência" foi algo inédito. Já as empresas tradicionais que estavam habituadas à estabilidade tiveram de aprender a ser ágeis. 

A executiva foi a convidada do NegNews desta sexta-feira (22/01). Na conversa, falou sobre os desafios e ensinamentos trazidos pela pandemia para empreendedores e empresas. Discutiu, também, as tendências para o futuro do ecossistema de inovação brasileiro.

Apesar da crise, o último ano foi positivo para o ecossistema de startups. O Brasil ganhou três novos unicórnios, e outros dois entraram para o time neste primeiro mês de 2021. Avaliando o ecossistema de inovação como um todo, porém, Camilla conclui que ainda há desafios. A busca por competitividade global é um deles.

A percepção do empreendedorismo como uma ferramenta de impacto social e econômico também precisa crescer, segundo ela. "Não trabalhamos para fazer com que mais empreendedores fiquem mais ricos, e sim para fazer com que esses empreendedores transformem o país."

Confira:



Quer conferir os conteúdos exclusivos edição de janeiro/2020 de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Negócios

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu