Economia

Arroz chega a custar R$ 40 e preço deve continuar em alta

Levantamento mostra que a alta do arroz chega a 100% em 12 meses

Informações: Uol
08/09/2020 por Redação, atualizado em 08/09/2020 às 20h49 por Redação

Aumento do produto nas prateleiras tem preocupado os consumidores. (Reprodução)Aumento do produto nas prateleiras tem preocupado os consumidores. (Reprodução)O preço do arroz disparou nos supermercados brasileiros nas últimas semanas. Um pacote de 5 kg, normalmente vendido a cerca de R$ 15, chega a custar R$ 40 na gôndola.

Segundo o UOL, levantamento feito pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que a alta do arroz chega a 100% em 12 meses. E não há alívio no bolso no horizonte. Produtores e especialistas dizem que os preços devem continuar subindo nos próximos meses.

Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), os aumentos são "provenientes dos fornecedores de alimentos, que são provenientes de variáveis mercadológicas como maior exportação, câmbio e quebra de produção". A Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) informou que o produto comprado dos produtores pelas indústrias ficou 30% mais caro só em agosto.

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Assim como outros produtos da cesta básica, como óleo de soja e feijão, a alta do arroz está ligada à valorização do dólar, que torna as exportações mais lucrativas aos produtores.

Além disso, informa o UOL, a safra de arroz neste ano caiu, ao mesmo tempo em que a demanda interna pelo produto cresceu durante a pandemia do novo coronavírus. "Com o isolamento, as famílias passaram a consumir mais cereal, num ano de menor oferta, então o preço foi subindo", afirma Ivo Mello, diretor do IRGA (Instituto Rio-grandense do Arroz).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (08) que o governo estuda medidas, por meios dos ministério da Economia e da Agricultura, para dar uma resposta à disparada nos preços de alimentos nos mercados, mas descartou qualquer tipo de tabelamento e reiterou que tem feito um apelo aos empresários do setor para que diminuam a margem de lucro.

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