Geral

Bahia: Homem tem pedra de mais de um quilo retirada da bexiga

Procedimento cirúrgico foi realizado na cidade de Jacobina

Redação com informações do G1 Bahia
21/05/2019 por Redação, atualizado em 21/05/2019 às 15h55 por Redação

Pedra tem  1,3 kg e 18 centímetros. (Foto: Renan Oliveira Barreto)Pedra tem 1,3 kg e 18 centímetros. (Foto: Renan Oliveira Barreto)Um lavrador de 51 anos foi submetido a uma cirurgia nesta segunda-feira (20) para a retirada de 1,3 Kg, de sua bexiga. O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, região norte da Bahia.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
A pedra de 18 centímetros de comprimento foi retirada pelo cirurgião João Cleber Coutiunho, além de outros cinco especialistas em um procedimento que durou 1 hora. Conforme o cirurgião este é um dos maiores cálculos de bexiga já registrado no mundo.

O paciente contou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.

O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Link curto:

TÓPICOS:
Pedra bexiga bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu