Geral

Mandioca com quase cinco metros é colhida por agricultores no interior da Bahia

Raiz virou atração na região

Redação com informações do Correio
10/05/2019 por Redação, atualizado em 10/05/2019 às 10h29 por Redação

Mandioca pesa 28 quilos. (Correio)Mandioca pesa 28 quilos. (Correio)Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores da cidade de Itaberaba, no centro norte da Bahia. Uma agricultora da zona rural do município colheu uma mandioca com 4 metros e 70 centímetros de comprimento.

Segundo a agricultora Zaedna Dias Carmo ela e o marido precisaram chamar os vizinhos para colher a raiz, que pesa 28 quilos. Há cerca de três anos eles já tinham colhido um exemplar com quase três metros, e segundo eles, ainda tem mais um pé do mesmo tamanho na propriedade.

Depois que o vídeo da colheita foi espalhado nas redes sociais, a mandioca gigante virou atração na região, com curiosos visitando o local para comprovar se o tamanho da raiz é mesmo real.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Os especialistas acreditam que vários fatores podem ter levado ao crescimento acima do comum, como o solo arenoso da região e o fato de a raiz ter sido plantada há mais de dois anos.

No Brasil não há registro oficial sobre os recordes de tamanho de mandiocas, mas em 2014, foi colhido em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, um aipim com cerca de 5 metros e 50 centímetros de comprimento.

No Ceará em 2016 foi colhida uma mandioca de 112 quilos, enquanto que no sul do estado do Paraná, uma de 200 quilos cresceu no quintal de uma casa.

Vídeo se espalhou nas redes sociais e raiz virou atração na região. (Correio)Vídeo se espalhou nas redes sociais e raiz virou atração na região. (Correio)

A Bahia é um dos maiores produtores de mandioca do Brasil, junto com os estados do Maranhão, Pará e Paraná. Ano passado, segundo o IBGE, os agricultores baianos produziram mais de 1,5 milhão de toneladas de mandioca.

Link curto:

TÓPICOS:
Mandioca Gigante bahia atração

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu