Educação

IFBA Eunápolis anuncia corte de 900 mil de verbas do governo federal

Instituição emitiu uma carta repudiando a medida do governo

Informações: Bahia Dia Dia
06/05/2019 por Redação, atualizado em 06/05/2019 às 15h37 por Redação

A medida foi anunciada pelo Governo Federal na última terça-feira (30) e atinge todas as instituições públicas de ensino. (Divulgação)A medida foi anunciada pelo Governo Federal na última terça-feira (30) e atinge todas as instituições públicas de ensino. (Divulgação)O Instituto Federal da Bahia (IFBA) terá corte de 38% no orçamento previsto para 2019. A medida foi anunciada pelo Governo Federal na última terça-feira (30) e atinge todas as instituições públicas de ensino.

Para o campus de Eunápolis, este percentual representa um corte de mais de R$ 900 mil que compromete o funcionamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações administrativas.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Nessa sexta-feira (03) o Conselho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia do campus Eunápolis emitiu uma carta repudiando a medida do Governo Federal.

“Tal medida do Ministério da Educação (MEC) é uma tentativa de nos enfraquecer, nos vulnerabilizar e nos forçar a tomar medidas extremas que comprometem o nosso funcionamento e a sobrevivência de muitas pessoas. Embora sejamos uma instituição que tenha uma história consolidada no estado da Bahia, há mais de 100 anos; em Eunápolis, há mais de 20 anos, e que tenhamos alcançado o reconhecimento esperado pela educação que oferecemos, há a falsa justificativa por parte do governo de que houve uma queda na qualidade do ensino das instituições federais”, disse a carta do conselho do campus.

Por fim, o conselho disse que vai buscar soluções coletivas para fortalecer ainda mais a instituição.

“Manifestamos a posição deste conselho em não compactuar com tal medida por ferir a autonomia institucional de promover a educação técnico-profissional integrada e o ensino superior em condições dignas à articulação entre trabalho, ciência e cultura como princípios educativos para a formação da cidadania. Buscaremos estratégias para resistir à crise e preservar o papel social de incluir estudantes e de formar cidadãos livres e histórico-críticos.”

Link curto:

TÓPICOS:
Cortes ifba eunápolis

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu