Geral

Abastecimento de água é motivo de grande preocupação em Itagimirim

Imagens de internautas mostram o estado crítico de reservatório da cidade

Redação do Rastro101
24/01/2019 por Redação, atualizado em 25/01/2019 às 00h11 por Redação

Reservatório está com nível preocupante. (Internauta/Rastro101)Reservatório está com nível preocupante. (Internauta/Rastro101)Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, começaram a circular imagens feitas por moradores mostrando as condições atuais dos reservatórios de água que abastecem a cidade de Itagimirim.

Nos últimos dias, a cidade vem sofrendo com a irregularidade do abastecimento. Segundo relatos de moradores, algumas localidades passam dias sem receber água.

As imagens mostram a estação de captação da Embasa no Córrego da Prata com um nível baixíssimo de água. A situação é tão crítica que tubulações que deveria estar submersas, estão agora totalmente visíveis.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
A antiga barragem utilizada pela Embasa para a captação no Rio Limoeiro foi desativa após serem descobertos altos níveis de manganês na água. Devido a este problema, a empresa passou a recorrer à perfuração de poços artesianos e a retirada de água do Córrego da Prata.

No entanto, os poços perfurados após a estiagem de 2015 e 2016 começaram a perder sua capacidade de abastecimento, assim como o reservatório da Prata, que teve drástica diminuição de sua vasão.

Bomba de água está quase tocando o chão no Córrego da Prata. (Internauta/Rastro101)Bomba de água está quase tocando o chão no Córrego da Prata. (Internauta/Rastro101)

Em meio à crise, a população conta com chafarizes municipais, para atender suas necessidades de abastecimento. No entanto, com a crescente demanda, alguns deles já começam a apresentar sinais de sobrecarga.

Na última segunda-feira (21), Aislan Brandão, gerente do SLA (Sistema Local de Abastecimento) da Embasa de Itagimirim se reuniu com representantes da prefeitura e esclareceu que o problema está na diminuição da vazão nos poços de captação no Córrego da Prata em decorrência da época do ano, mas que até o final da semana a situação já estaria regularizada.

Prefeita em reunião com a diretoria da Embasa em Salvador. (Ascom-Itagimirim)Prefeita em reunião com a diretoria da Embasa em Salvador. (Ascom-Itagimirim)

Ainda em busca de soluções para a crise, prefeita Devanir Brillantino viajou até Salvador, onde se encontrou com a diretoria da Embasa em caráter emergencial. Uma nova reunião foi marcada para esta sexta-feira (25) com a Diretoria Regional da Embasa, a fim de resolver o problema ainda nesta semana.

Link curto:

TÓPICOS:
Abastecimento crise itagimirim

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu