Geral

Veracel completa três anos transportando celulose só por via marítima

Celulose produzida pela empresa vai de Belmonte ao Portocel apenas por meio de barcaças

Assessoria de Comunicação Veracel
28/09/2018 por Redação, atualizado em 28/09/2018 às 08h15 por Redação

A Veracel produz em média 3.130t de celulose por dia, que são transportadas diariamente da fábrica ao terminal de Belmonte. (Divulgação)A Veracel produz em média 3.130t de celulose por dia, que são transportadas diariamente da fábrica ao terminal de Belmonte. (Divulgação)A Veracel Celulose completou três anos utilizando, exclusivamente, o sistema de cabotagem para transportar a celulose do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), no Sul da Bahia, para o Portocel, porto especializado no embarque de celulose localizado no Espirito Santo. Desde então, o transporte por via marítima só tem apresentado resultados positivos para a empresa, para o meio ambiente e para as comunidades da região.

A Veracel produz em média 3.130t de celulose por dia, que são transportadas diariamente da fábrica ao terminal de Belmonte. Cada barcaça, quando totalmente carregada, é capaz de transportar 7.242t de celulose, ou seja, o equivalente aproximadamente a dois dias e meio de produção da fábrica. “Em 2015, o terminal se tornou apto a operar em sua plena capacidade e, com isso, eliminamos o transporte do produto por rodovias”, explica Erico Campinhos, coordenador de Logística da Veracel.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
De acordo com Campinhos, o transporte da celulose por meio de barcaça elimina 380 viagens de carreta pela BR-101. Além disto, este modal reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2); evita a sobrecarga das rodovias, oferece mais qualidade no transporte da carga, minimiza riscos de acidentes e possibilita um melhor planejamento das operações logísticas da empresa.

O Terminal Marítimo de Belmonte opera 24 horas por dia e conta com 240 colaboradores habilitados para as atividades. Para isso, a Veracel tem parceria com a Companhia de Navegações Norsul, que faz a cabotagem; e com a empresa Julio Simões Logística (JSL), que leva a celulose da fábrica em Eunápolis até Belmonte. Ambas são responsáveis por treinamentos de funcionários, além do manuseio e carregamento da carga. No período de um mês, são realizadas 13 viagens do TMB ao Portocel, onde é feito o desembarque de um total de 94.146t de celulose.

Os esforços da empresa vão além dos cuidados com a produção e o transporte da celulose. A segurança no trabalho é uma das prioridades da Veracel. Este ano, o TMB completou também cinco anos sem acidentes com afastamento. O resultado é fruto de uma gestão de segurança integrada que valoriza o trabalho em equipe e a segurança de seus colaboradores.

Sobre a Veracel

Instalada em Eunápolis, desde 1991, a Veracel é um empreendimento agroindustrial que integra operações florestais, industriais e de logística. A capacidade de produção da empresa é da ordem de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano. A atual configuração da base florestal da Veracel mantém um hectare protegido ambientalmente para cada hectare de plantio de eucalipto.

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel transporte meio Ambiente

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu