Geral

Vereador e 14 pessoas são presas em operação contra tráfico e mortes

Política - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

01/11/2025 por Redação



/

Quinze pessoas foram presas e uma morreu, nesta quinta-feira (30), durante uma operação contra um grupo suspeito de envolvimento nos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídio e lavagem de dinheiro, com atuação na Bahia e em Sergipe.

Segundo informações, um dos alvos foi o vereador de Ubaitaba, George Santana (PCdoB). Durante a prisão dele, foram apreendidos R$ 130 mil.






Outro suspeito preso na operação foi o assessor da Câmara de Vereadores de Ubaitaba, Carlos Rodrigo. A informação foi confirmada pela casa legislativa. (Veja posicionamento da instituição no final da reportagem)

Já o vereador de Maraú, Jeazi Assunção da Hora, conhecido como Cara de Nike (Avante), foi alvo de busca e apreensão.





Um homem apontado como mandante de homicídios nas cidades de Ibirapitanga e Aurelino Leal, no sul da Bahia, morreu após confronto com policiais no município de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe. O nome dele não foi revelado.

/

Outros quatro alvos de mandados de prisão não foram localizados e são procurados.





Além das 15 prisões realizadas, foram cumpridas 16 ordens de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual da Comarca de Ubaitaba. A ordens foram cumpridas nas cidades baianas de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga, Itabuna, além de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.



A Polícia Federal informou que entre os alvos prioritários estão funcionários públicos, políticos e chefes criminosos apontados como mandantes dos crimes investigados. Durante a investigação, foi identificado que a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões, por meio de transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.





A justiça também determinou a medida cautelar de sequestro de bens oriundos da atividade criminosa, com o objetivo de descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.





Participam do cumprimento dos mandados, mais de 150 agentes da Secretaria da Segurança Pública, polícias Militar e Civil da Bahia, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO) e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Sergipe).

Em nota, a Câmara Municipal de Ubaitaba informou que atua com respeito às leis, instituições e aos princípios da moralidade e da ética pública. Disse ainda que os acontecimentos em apuração são de responsabilidade individual e não refletem a conduta institucional ou o compromisso coletivo dos parlamentares e servidores com o bem-estar da população.





A casa legislativa informou que confia na Justiça e nas autoridades que conduzirão as investigações com isenção, garantindo o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.

Fonte: G1





Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu