Esporte

Destaque do Grêmio, Carlos Vinicius é referência pela fé e recebe convite para pregações

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/10/2025 por Redação

Carlos Vinicius concilia o futebol com a missão de ministrar o evangelho
A passagem de Carlos Vinicius por Porto Alegre não se resume apenas em gols, embora o destaque de seis em sete jogos com a camisa do Grêmio. O centroavante de 30 anos é uma referência dentro do vestiário pela espiritualidade. Evangélico, o atleta considera que falar sobre Jesus é uma missão de vida e tem recebido convites para pregações em igrejas e casas de jogadores.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Há três semanas, Carlos Vinicius, chamado de pastor por colegas de Grêmio, dirigiu um culto em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. Em conversa exclusiva com o ge, o centroavante afirmou que pretende utilizar o pouco tempo livre entre jogos e treinamentos para estar em outros locais.
– Naturalmente falando, a nossa profissão, em termos de agenda, é o principal, porque somos funcionários. Nessas folgas que temos, procuramos conciliar o reino (como se refere à vida cristã). É o que tenho feito nessas oportunidades. Pastores enviam o convite para estarmos pregando e semeando o evangelho do Senhor. A gente aceita porque essa é a missão que Deus deixou sobre mim e nós – afirmou.
Carlos Vinicius aponta para o céu após gol pelo Grêmio no Gre-Nal
Maxi Franzoi / Agif
Veja também:
+ Como foi a trajetória de Carlos Vinicius na Europa
+ Carlos Vinicius sobre melhora do Grêmio: Se fosse antes...
+ Amigo de Mourinho: veja curiosidades sobre Vini da Pose
Nos bastidores, Carlos Vinicius é um ponto de apoio para jogadores que partilham da mesma fé. Willian, Tiago Volpi e Wagner Leonardo estão entre eles. Seja em igrejas, casas ou hotéis, o jogador está dedicado a propagar a sua crença.
– Temos feitos reuniões, cultos em domicílio, nas casas dos atletas, e temos nos reunido nos hotéis, por aí. Fica difícil ir na igreja, conciliar. Geralmente, os cultos são nos domingos ou sábados, que é quando tem os jogos, mas já estou, com a graça de Deus, com agenda para ir em outras igrejas – destacou.
Fora de campo, Carlos Vinicius faz pregações em cultos
O centroavante é um dos jogadores mais queridos no vestiário gremista. A personalidade, aliada ao faro de gols demonstrado até agora, garantem um ambiente saudável para a contratação que chegou em julho.
Depois da vitória sobre o Juventude, Mano Menezes teceu elogios a Carlos Vinicius, autor de um hat-trick. O técnico lembrou que a confiança no atleta vem desde a conversa que antecedeu a contratação, após jogo contra o Vasco, no Rio de Janeiro, em 19 de julho.
– Era uma da manhã, uma e pouco, estávamos trabalhando no pós-jogo para convencê-lo a vir trabalhar conosco. Sentimos uma coisa muito boa nele. Quando temos esse primeiro contato e sentimos essa coisa boa que o jogador está trazendo com ele, temos uma grande chance das coisas darem certo – ressaltou Mano.
– Ele é a cara do Grêmio, por isso que está aí e está se entregando dessa maneira. Os jogadores adoraram ele, trabalham por ele se for preciso e ele também trabalha pelos seus companheiros — acrescentou.
Além de definidor, ele segura a bola na frente, incomoda demais os zagueiros, se entrega para a equipe como um jogador que é o sonho de todo treinador.
Carlos Vinicius tem ótimo ambiente com os companheiros de Grêmio
Maxi Franzoi/AGIF
Depois de breves passagens por Caldense e Grêmio Anápolis no início da carreira, Carlos Vinicius seguiu para a Europa, onde ficou por oito anos até chegar no Grêmio. Fez sua estreia no Brasileirão em 2025.
De volta à terra natal, o jogador diz encontrar um terreno mais fértil para exercer a sua fé. Conforme descreve, na Europa, o fogo (como se refere ao lado espiritual das pessoas) perdeu força ao longo dos anos. Ele acredita ser utilizado em um movimento de reaproximação da sociedade com o cristianismo.
– Infelizmente a gente cita que a Europa, nesse momento, está mais fria. Principalmente na Inglaterra. Já houve mais fogo. Se não me engano, John Wesley (teólogo e precursor do movimento metodista no século 18) foi o último que revolucionou em Cristo ali. Depois, de gerações em gerações, esse fogo foi um pouco apagando – explicou.
Obviamente que (na Europa) não é como o Brasil, que – graças a Deus por isso – a cada duas casas é uma igreja. Lá não tem muito essa facilidade. Mas, Cristo, sabendo disso, tem preparado, levantado as pessoas, dentro do futebol, fora do futebol, nas suas profissões, para lá semear o evangelho dele.
Cada vez mais integrado com atividades fora de campo pela religião, Carlos Vinicius aos poucos se coloca como referência também junto à torcida. Com seis gols, é o vice-artilheiro do Grêmio na temporada.
Centroavante titular, Braithwaite balançou as redes 15 vezes no ano. No Brasileirão, Carlos Vinicius já igualou a marca do dinamarquês, que só volta a jogar em 2026 por conta de lesão no tendão de Aquiles.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu