Geral

Ex-agente que revelou esquema no presídio de Eunápolis escapa de sequestro

Polícia - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

10/10/2025 por Redação

/

Eunápolis: Um ex-agente de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis escapou de uma tentativa de sequestro no fim da tarde de quinta-feira (9), no bairro Pequi. Ele havia denunciado um esquema de corrupção e favorecimento a presos, revelado após a fuga em massa de 16 detentos, registrada no fim do ano passado.

De acordo com a polícia, cinco homens armados e encapuzados invadiram a casa do ex-agente, de 28 anos. Ele conseguiu pular o muro dos fundos e fugir. Enquanto o grupo procurava por ele, a mulher, de 26 anos, foi mantida refém. Ela foi libertada após a chegada das equipes policiais, mas os criminosos conseguiram fugir.

DENÚNCIA LEVOU À PRISÃO DE EX-DIRETORA

O ex-agente foi quem denunciou o esquema que resultou na prisão da então diretora do presídio, Joneuma Neres, acusada de conceder regalias a detentos e facilitar a fuga de 16 presos em dezembro do ano passado.

Joneuma era servidora do Estado e havia sido designada para a direção da unidade havia menos de dez meses. O ex-agente foi demitido por ela pouco antes da fuga.

Conforme depoimentos colhidos durante a investigação, a ex-diretora atendia a exigências de Ednaldo Pereira de Souza, o “Dada”, apontado pela polícia como líder de uma facção criminosa de Eunápolis ligada a um grupo do Rio de Janeiro. Pouco antes da fuga, ela determinou que Dada e outros presos ligados a ele fossem colocados juntos na cela 44, de onde todos escaparam durante a ação que resultou na evasão.

Joneuma foi presa em 24 de janeiro deste ano, quando estava grávida. O bebê nasceu prematuro e permanece com ela no Conjunto Penal de Itabuna. Também foi preso Wellington Oliveira Sousa, ex-coordenador de segurança da unidade e pessoa de confiança da ex-diretora.

Após a descoberta do esquema, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) determinou intervenção no Conjunto Penal de Eunápolis.

OUTRO ATAQUE

Em 20 de maio deste ano, o diretor que assumiu o presídio após a intervenção, Jorge Magno Alves, também foi alvo de um atentado nas proximidades da unidade. O carro que ele costumava usar foi alvejado por disparos de fuzil, e o motorista, funcionário terceirizado da empresa cogestora, ficou ferido e precisou ser socorrido.
Fonte: Radarnews

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu