Geral

PF cumpre mandado de busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Piauí

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/09/2025 por Redação

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), no Centro Administrativo, em Teresina.
Uma viatura da PF ficou parada no estacionamento do órgão enquanto os agentes entraram no prédio até uma sala no primeiro andar, setor administrativo da pasta.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A entrada foi liberada para servidores que trabalham normalmente. Em nota, a Sesapi afirma que desconhece o teor da investigação.
Reportagem em atualização.
Veja nota da Sesapi na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da realização de uma operação da Polícia Federal em sua sede, localizada no Centro Administrativo.
Até o momento, a Sesapi desconhece o teor da investigação, mas adianta que estará à inteira disposição da Polícia Federal para prestar quaisquer esclarecimentos assim que for formalmente notificada.
PF cumpre mandado de busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Piauí
Reprodução/ Montagem G1
Galerias Relacionadas
Atividade ilegal
A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil. No país, podem ser comercializados apenas os animais que foram capturados incidentalmente.
Conforme a Receita Federal, o objetivo dos criminosos nestas atividades ilegais é retirar as barbatanas dos tubarões por conta do alto valor da mercadoria no mercado mundial.
A atividade pesqueira para extrair e transportar a barbatana de tubarão promete ganhos altos no comércio ilegal, principalmente no Leste Asiático. Isso porque as nadadeiras podem ser usadas para preparar a sopa de barbatana, também conhecida como ‘sopa ostentação’.
Neste prato, a barbatana se desmancha na água durante o preparo, deixando suas fibras moles como se fosse um macarrão fino. Historicamente, a iguaria era destinada para consumo apenas dos imperadores chineses.
Com o passar dos séculos, ela continuou sendo considerada um símbolo de opulência na China até o começo da Revolução Comunista no país, em 1949. A partir de então, o apreço pelo prato foi criticado por uma sociedade que vivia uma crise política, econômica e de pobreza para a maioria da população.
Apesar disso, a sopa de barbatana continua sendo sinal de riqueza, status social e prestígio na cultura da China e de outros países, como Singapura e Taiwan. Na China, por exemplo, o prato pode ser vendido em restaurantes refinados por cerca de US$ 100 dólares (aproximadamente R$ 560).
A sopa de barbatana de tubarão é considerada uma iguaria em países asiáticos como a China e vista como símbolo de riqueza, prestígio e status social
Getty Images via BBC
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu