Cidadania

Itagimirim comemora 56 de emancipação

Pequena cidade de pouco mais de 7 mil habitantes tem muita história para contar

Ascom - Prefeitura de Itagimirim
23/04/2018 por Redação, atualizado em 23/04/2018 às 18h59 por Redação

Município de Itagimirim comemora 56 anos (ASCOM)Município de Itagimirim comemora 56 anos (ASCOM)O município de Itagimirim comemora neste dia 23 de abril, 56 anos de emancipação política e administrativa.

Veja abaixo um resumo do início da cidade:

Em um pedaço de terra à beira do Rio Limoeiro, Domingo Vencedor construiu as primeiras casas e dona Ernestina Abraão instalou a primeira venda. Nos anos 40 fizeram um barracão para fins comerciais, onde hoje funciona a Câmara de Vereadores, fornecendo aos homens que trabalhavam na exploração da madeira, gêneros alimentícios, utensílios e ferramentas.

Posteriormente, tornou-se ponto de pouso para tropeiros que faziam comércio entre Minas Gerais e o extremo sul da Bahia.

Por esta época Darwin Abraão, filho da professora Ernestina, era o administrador do povoado, tendo aberto uma farmácia e instalado seis lampiões de gás na rua principal, sendo o vaqueiro e cantador Merenciano contratado para acender os lampiões todo final de tarde. Com o aumento da extração e comércio do jacarandá o povoado passou a se chamar São Domingo e quando Pedra Branca passou a distrito de Belmonte, São Domingo novamente mudou de nome, passando a se chamar Itagi, já nos anos 50.

Em 1959 chegou a Itagi o coletor Othoniel Ferreira dos Santos para instalar a recém criada Coletoria Estadual.

Othoniel chegou ao povoado de Itagi em dezembro de 1959 acompanhado de 27 cavaleiros e logo começou a difundir a ideia da emancipação política aos moradores da localidade, que adotaram a causa e decidiram pela emancipação através de um plebiscito, cujo projeto foi de autoria do deputado estadual Vespasiano Dias e por meio da Lei número 1.687, publicada no Diário Oficial do dia 26 de Maio de 1962, foi criado o município de Itagimirim.

Link curto:

TÓPICOS:
Itagimirim 23 De Abril Emancipação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu