Economia

Produção nacional de cacau movimenta R$ 14 bilhões por ano

São 745 mil hectares de área plantada no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Informações: Mercado do Cacau
20/03/2018 por Redação, atualizado em 20/03/2018 às 11h40 por Redação

Imagem: ReproduçãoImagem: Reprodução

Ao consumir os diversos produtos feitos de cacau e se encantar com o chocolate, o subproduto mais famoso da amêndoa, o consumidor não imagina que esse alimento movimenta a economia e aquece a geração de empregos no campo. No Brasil, a produção movimenta cerca de R$ 14 bilhões anualmente. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicam que o cacau, com uma taxa de 8%, é um dos oito produtos agrícolas que apresentam aumento do faturamento neste ano. São 745 mil hectares de área plantada no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
O Brasil importa cacau para suprir o que as lavouras brasileiras não conseguem entregar para atender a crescente demanda da indústria. Nos últimos anos, o setor sofreu bastante os efeitos da crise econômica do país e da crise hídrica, que reduziu a safra e impôs maiores custos à indústria por causa da necessidade de importação do produto. Enquanto as lavouras de cacau brasileiras não retomam a produtividade suficiente para o abastecimento interno, o setor importa a amêndoa de Gana.

O recebimento interno da matéria-prima pela indústria deve aumentar cerca de 10%, elevando de 162.130 toneladas em 2017 para 180 mil toneladas este ano. A previsão da AIPC é de que as importações de cacau caiam para 40 mil toneladas em 2018, cerca de 20 mil toneladas a menos do que as 61 mil toneladas compradas no ano passado. “A oferta nacional do insumo permanece abaixo da satisfatória para atender à demanda da indústria processadora nacional, cuja capacidade de moagem é de 275 mil toneladas”, enfatiza o dirigente da AIPC. A entidade representa 97% do parque processador de cacau no Brasil, sendo responsável pela geração de 4,2 mil empregos diretos nas cinco fábricas instaladas nos estados da Bahia e de São Paulo.

Link curto:

TÓPICOS:
Cacau economia brasil

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu