Geral
Teixeira de Freitas: Um estudante de Teixeira de Freitas, Heitor Haidan Soares de Araújo, de 14 anos, do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, recebeu a medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia nacional de premiação foi realizada no Rio de Janeiro no dia 30 de junho, e Heitor foi o único estudante de Teixeira de Freitas a ser agraciado com a honraria. Ao todo, o estado da Bahia teve 21 medalhistas de ouro nesta edição.
O evento premiou 8.496 estudantes de escolas públicas e privadas que se destacaram na competição, enquanto outros 51.002 receberam certificado de menção honrosa.
Como medalhista da etapa nacional, Heitor e os demais premiados terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que visa aprofundar os conhecimentos em matemática. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas.
Além da premiação nacional, a OBMEP também reconheceu os melhores estudantes em cada estado. São Paulo liderou o ranking com 158 medalhas de ouro, seguido por Minas Gerais (93) e Rio Grande do Sul (71). Esses três estados também concentraram a maior parte das medalhas de prata e bronze.
Sobre a OBMEP:
Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Seu principal objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A iniciativa contribui significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica, proporcionando que mais alunos brasileiros tenham acesso a material didático de qualidade.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews
Link curto:
TÓPICOS:
Bahia