Geral

Conferência Municipal busca garantir direitos das pessoas idosas

O auditório do IFBA ficou completamente lotado no dia 27 de junho, para a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, por [...]

Rastro101
Com informações do site Queagito.com

29/06/2025 por Redação

Divulgação/Queagito.comDivulgação/Queagito.comO auditório do IFBA ficou completamente lotado no dia 27 de junho, para a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento foi uma oportunidade de fala e exposição das questões que envolvem a realidade das pessoas a partir dos 60 anos. Também foram apontadas alternativas para melhorar a qualidade de vida desse público, com base no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal.

A plateia &8211 formada por representantes do poder público, lideranças comunitárias e grande número de idosos &8211 participou ativamente dos debates. Abrindo oficialmente os trabalhos, sob a liderança da advogada Ilma Ramos, o Grupo da Melhor Idade Alegria de Viver, que completa 28 anos de existência, deu um show de vitalidade, apresentando a coreografia “Dança da Peneira”. O público vibrou junto e acompanhou com palmas a música e os passos da coreografia.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Washington Borges, “a conferência é uma oportunidade importante para a construção de políticas públicas afirmativas e decisivas para favorecer as pessoas idosas”. Ele destacou a sensibilidade do prefeito Jânio Natal para essas questões, salientando que após a conclusão do relatório, é fundamental a união do poder público e iniciativa privada para assegurar o direito dos idosos em relação a questões fundamentais como saúde e mobilidade urbana.

Fizeram parte da mesa ainda o secretário de Saúde, Renato Antunes o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Ronald Leal, além de representantes de diversos órgãos municipais e estaduais ligados ao tema, como o índio Israel da Silva Pataxó, da Aldeia Grande Guerreiro. “Às vezes eles deixam os velhos em um canto e dão voz apenas aos jovens. Mas nós temos uma palavra que pode ajudar não só os anciões, mas também os jovens e todas as outras pessoas”, enfatizou.

A programação incluiu ainda uma palestra com o psicólogo Everaldo Sena leitura e aprovação do Regimento Interno apresentação e conclusão de eixos temáticos e plenária final, com eleição de delegados.
: Secom – Porto Seguro

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu