
Athletic x Remo colocará frente à frente Rui Duarte e o ex-Corinthians e Athletico-PR António Oliveira, ambos em começo de trabalho na competição Goiás 1 x 2 Athletic-MG | Melhores momentos | 13ª rodada | Brasileirão Série B
Abel Ferreira, Jorge Jesus, Artur Jorge. Em pouco menos de uma década, o futebol brasileiro foi “recolonizado” por estes e outros nomes que vieram de Portugal para oxigenar o mercado de treinadores. Entre o sucesso de alguns e o fracasso de outros, as portas se escancararam para os profissionais da antiga metrópole, não só na elite do Brasileirão, mas também em divisões inferiores.
Dois portugueses, os únicos estrangeiros na Série B do Brasileirão no momento, medem forças neste domingo. Em início de trabalho, Rui Duarte e António Oliveira comandam Athletic e Remo, respectivamente, e buscam uma boa sequência na segunda divisão. Os últimos técnicos estrangeiros da Série B também eram de Portugal: Pepa, no Sport, e Paulo Gomes, no Botafogo-SP, ambos em 2024.
Rui Duarte, Athletic, António Oliveira, Remo
Arte ge
+ Clique aqui e siga o ge Zona da Mata no WhatsApp
Rui Duarte tem um mais dias no cargo em relação ao compatriota, mas tem muito menos tempo de Brasil. Anunciado no dia 4 de junho, o português faz o primeiro trabalho dele no país.
Apesar de estar no Athletic há quase um mês, a estreia dele demorou por causa da falta de regularização. Porém, o primeiro jogo pelo Esquadrão saiu melhor que a encomenda para o técnico. A equipe venceu o líder Goiás por 2 a 1 na Serrinha.
Sucessor de Artur Jorge no Braga após a saída do comandante para o Botafogo, Rui tem no histórico bons trabalhos, acessos e títulos nas divisões inferiores de Portugal. Ele foi campeão do Campeonato de Portugal pelo Trofense, em 2020/2021, e vice pelo Farense, em 2017/2018. O torneio corresponde à quarta divisão nacional.
Rui Duarte chegou a São João del Rei no começo de junho
Fernanda Trindade/Athletic Club
Jogador e ídolo do Olhanense, Rui Duarte viveu um drama familiar em 2024, quando acabara de assumir o Braga. Gustavo, o filho do treinador, morreu aos 23 anos de forma súbita.
Leia as notícias do Athletic
Em entrevista concedida ao jornal português A Bola, um mês após o falecimento de Gustavo, Rui Duarte falou como era o sentimento dele à época por causa da perda. De acordo com o técnico, desistir nunca foi uma opção.
Initial plugin text
— Nunca perdemos o rumo do que queríamos, focados a 100% para tentar levar o objetivo coletivo e do clube (Braga), pondo a minha tristeza, mágoa... de forma a abstrair-me um pouco do que me acontecia. Foi difícil, mas tenho de seguir em frente, principalmente pelo meu filho, que já não está cá, porque ele tinha uma alegria enorme pelo futebol, pelo pai, pelo irmão, pela mãe e só assim é que fazia sentido eu continuar — disse.
“Passei, e continuo a passar, por momentos difíceis. Só eu sei, eu e a minha família, como nos aguentámos. Desistir, nesta fase da minha vida... ele não se ia sentir orgulhoso do pai. Por isso, tenho força para continuar, a minha esposa tem força para continuar, o meu outro filho tem força para continuar, de forma a podermos homenageá-lo todos os dias”, concluiu à época.
António Oliveira tem uma trajetória mais longeva no futebol brasileiro. Ele chegou ao país para comandar o time sub-23 do Santos em 2019. De técnico da base, virou auxiliar no profissional, foi para o Athletico-PR em 2020 e se tornou treinador. No ano seguinte o português fez parte da campanha do Furacão no título da Copa Sul-Americana. Alberto Valentim treinou o time na reta final do torneio.
António Oliveira cestá a pouco mais de dez dias no Remo
Samara Miranda / Ascom Remo
Após passagem breve pelo Benfica B, Antônio Oliveira assumiu o Cuiabá, teve um trabalho curto no Coritiba e voltou ao Dourado em 2023, quando ajudou o time a permanecer na elite do futebol brasileiro e a conquistar o campeonato mato-grossense.
Leia as notícias do Remo
O bom trabalho chamou a atenção do Corinthians, que contratou o treinador no primeiro semestre de 2024. Porém, o mau início no Brasileiro, com nove partidas sem vitória e a presença na zona de rebaixamento, pesou para que o profissional fosse demitido.
Depois de passar pelo Sport e perder o cargo após quatro partidas na Série A, Antônio Oliveira fechou com o Remo. Ele chegou ao Pará no dia 16 de junho, mas só foi anunciado no dia 19. Dois dias depois, o treinador estava á beira do gramado na derrota diante do rival Paysandu, por 1 a 0.
Initial plugin text
— Estou conhecendo o elenco, as características dele, dar conforto a cada um deles dentro do que podem nos oferecer, mesmo sabendo que não é em três ou quatro dias que se constrói uma equipe. O que me dá um conforto, e uma tranquilidade, é o compromisso desses jogadores, a atitude competitiva, e a alta taxa de trabalho durante os treinos — disse o treinador, em entrevista ao ge na apresentação dele ao novo clube.
É algo intrínseco, estou extremamente tranquilo, de resto vamos continuar trabalhando, meu trabalho requer tempo, repetição, até consolidar. Tenho jogadores super inteligentes que rapidamente vão ajudar.
Os times, que entram em campo no domingo às 16h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei, vivem momentos distintos na Série B do Brasileiro. Apesar da vitória na rodada passada diante do líder Goiás fora de casa, o Athletic é 18º colocado, com 12 pontos, dentro da zona de rebaixamento. O time paraense é oitavo, com 20 pontos somados.