Esporte

Athletiba: MPPR recorre de decisão e tenta reduzir número de torcedores do Coritiba na Arena

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/06/2025 por Redação

Ministério Público cita preocupação com a segurança no clássico; cabe à Justiça do Paraná analisar o recurso Athletiba marca encontro entre melhor ataque e melhor defesa da Série B
O Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) recorreu, nesta sexta-feira, da decisão da Justiça do Paraná em indeferir o pedido para reduzir o número de torcedores do Coritiba no clássico diante do Athletico, neste sábado, na Ligga Arena.
🗞️ Mais notícias do Athletico
🗞️ Mais notícias do Coritiba
Na quinta-feira, o MPPR entrou com ação civil pública com pedido de liminar contra Coritiba, Athletico e CBF para reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que autorizou a carga de 10% dos ingressos (cerca de 4,2 mil lugares) para a torcida visitante no Athletiba.
Ligga Arena - Athletico x Botafogo-SP
José Tramontin/Athletico
Com base o laudo de segurança da Polícia Militar do Paraná, o órgão requisita a diminuição para 1.536 lugares. Para isso, alega risco iminente à segurança de milhares de torcedores/consumidores que comparecerão a evento esportivo de grande porte, com histórico recente de episódios violentos.
Um trecho do documento diz que a PM enviou ofício reiterando que a ampliação da carga comprometeria de maneira significativa a segurança da operação e, por consequência, a segurança dos presentes no estádio. No pedido, o MPPR impões multa diária de R$ 500 mil aos réus em caso de descumprimento.
MAIS
+ Chegar embalado no Athletiba faz diferença? Veja histórico
+ Athletiba marca duelo entre melhor ataque e melhor defesa
+ Árbitro FIFA vai comandar o apito no Athletiba
No entanto, a Justiça do Paraná indeferiu o pedido liminar levando em conta o artigo 128 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que prevê 10% de carga aos visitantes, e por identificar que o Athletico já promoveu a venda em número superior ao número reservado a outros clubes visitantes.
Além disso, entende que o laudo técnico do Batalhão de Choque da PM não afirma a impossibilidade em assegurar a ordem pública com o quantitativo previsto no regulamento da CBF.
Ministério Público do Estado do Paraná; MPPR
Divulgação/MPPR
Agora, cabe à Justiça do Paraná analisar novamente o pedido após o MPPR recorrer da decisão inicial.
✅ Clique aqui e siga o canal ge Athletico no WhatsApp
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Em contato com a reportagem do ge, o Athletico afirmou que não há um posicionamento oficial sobre o caso. O Coritiba não se manifestou até a publicação da reportagem.
Reunião com a PM
Na manhã da última quarta-feira, a Polícia Militar do Paraná se reuniu com representantes das torcidas organizadas de Athletico e Coritiba para discutir o esquema de segurança do Athletiba. A reunião durou cerca de uma hora e contou também com chefes de segurança dos dois clubes.
Na ocasião, o comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel Bonifácio, garantiu que as forças de segurança já se preparavam para uma quantidade maior de torcida coxa-branca, caso a liminar fosse mantida - o que ocorreu.
Venda dos ingressos
O Athletico iniciou a venda dos ingressos para o clássico na tarde de quarta-feira, inicialmente apenas para a torcida rubro-negra, já que havia recorrido da decisão do STJD sobre a carga de ingressos aos torcedores do Coritiba.
Como a decisão foi mantida, o Furacão abriu a comercialização aos visitantes na arde de quarta-feira, disponibilizando aproximadamente 4,2 mil lugares. Inclusive, as entradas aos coxa-brancas já estão esgotadas.
Torcida do Coritiba na Arena da Baixada
Robson Mafra/AGIF
Athletico e Coritiba fazem clássico neste sábado, às 18h30, na Ligga Arena, válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo em Tempo Real.
✅ Clique aqui e siga o canal do ge PR no WhatsApp
Mais do esporte paranaense em ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu