
Técnico afirmou em sua chegada que método de Gustavo Quinteros, seu antecessor, não é o ideal para o futebol brasileiro Preparador físico explica treinos do Grêmio durante parada
Uma das primeiras providências de Mano Menezes após chegar ao Grêmio, em abril, foi alterar a preparação física. Na avaliação do treinador, o conceito implementado pelo antigo técnico, Gustavo Quinteros, não servia para o atual elenco. E mais, não se adequa ao futebol brasileiro.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O vice-presidente de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, explica o que mudou desde então. Na avalição do dirigente, um dos fatores que compõem a mudança de ambiente na temporada é justamente o condicionamento físico dos atletas.
– Antes, trabalhava-se muito mais intensidade e menos força. Então o Mano vem e estabelece, junto com a sua comissão técnica, que precisava elevar a questão força, trabalhar muito mais a força, e a intensidade seria consequência – comentou o Rossato ao ge.
Veja mais
+ Como foi o retorno do Grêmio aos trabalhos
+ Cuéllar recebu cronograma de treinos nas férias
Marlon em exercícios na reapresentação do Grêmio, nesta segunda-feira
Lucas Uebel / Grêmio Divulgação
Antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes, Mano Menezes também comentou sobre a alteração. O estopim para que a comissão técnica fizesse as intervenções foi a partida de estreia, diante do Godoy Cruz, na Argentina, pela Sul-Americana.
– Eu confesso que fiquei um pouco assustado com a nossa incapacidade de ganhar as disputas de bola. Nós praticamente perdemos todas as disputas de bola no jogo de estreia. Já nesses últimos jogos, vimos que o time superou os adversários nos duelos – comentou Mano.
O ge pediu ao Grêmio dados que sustentem a melhora argumentada pelo treinador. O clube optou por não repassar as informações.
Grêmio e Juventude voltam aos treinos após período de férias
O elenco se reapresentou na segunda-feira após 10 dias de férias durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. O início do trabalho foi voltado justamente para a parte física, conforme explicou o preparador físico Rogério Dias em vídeo divulgado pelo Grêmio (veja no início do texto).
— São avaliações de controle. Utilizamos esses dados e comparamos com o início da temporada, como foi a evolução neste primeiro semestre, e também para que, daqui para a frente, a gente já comece a alinhar os trabalhos individualizados em cima de algum déficit apresentado pontualmente de cada jogador, para que também tenha um trabalho complementar e não só ao grupo — disse Rogerinho.
Digamos que antecipamos a apresentação para poder consolidar bem essa base, esse alicerce da casa, para que a gente tenha bons resultados no segundo semestre.
O Grêmio volta a disputar uma partida oficial ainda durante a parada para decidir a Recopa Gaúcha contra o São José, em 8 de julho. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso está marcado para cinco dias depois diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV