Esporte

Análise: sem se intimidar, Flamengo dá olé no Chelsea e manda recado para o mundo

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/06/2025 por Redação

Primeiro classificado para as oitavas, Rubro-Negro faz grande jogo, é superior aos ingleses do início ao fim em virada maiúscula por 3 a 1 e mostra que pode ir muito mais longe do que se imaginava Flamengo 3 x 1 Chelsea | Melhores momentos | Copa do Mundo de Clubes 2025
Não, não era blefe. Quando Filipe Luís declarou na véspera que não mudaria sua forma de jogar para enfrentar o Chelsea, talvez ele nunca tenha falado tão sério. O técnico e tampouco o time se intimidaram frente ao poderio inglês ou depois de uma falha ou um gol. Na tarde da última sexta-feira na Filadélfia, o Flamengo conseguiu uma virada maiúscula por 3 a 1 (veja os melhores momentos no vídeo acima), com direito a domínio do início ao fim e gritos de olé na arquibancada. E mandou um recado para o mundo.
+ Wesley explica falha e manda recado: Agora o Chelsea conhece o Flamengo
+ Filipe Luís se diz orgulhoso com vitória do Fla: Após o erro, o time não parou de jogar
Time do Flamengo contra o Chelsea
Gilvan de Souza / Flamengo
A convicção de Filipe Luís pode levar o Flamengo muito mais longe do que se imaginava na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, mesmo com alterações polêmicas como no caso de deixar Léo Ortiz e Alex Sandro no banco. O Rubro-Negro não só vence, como convence e converte americanos, mexicanos e outros curiosos com sua intensidade neste início de torneio nos Estados Unidos. Competição em que se tornou o primeiro classificado para as oitavas de final com uma rodada de antecedência.
+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
+ Conheça os 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes
+ Quem é o seu camisa 10 favorito na Copa do Mundo de Clubes?
A maturidade e frieza para buscar uma virada como essa, diante de um dos clubes mais poderosos do mundo, faz do time rubro-negro um verdadeiro iceberg, capaz de derreter de vergonha o homem de gelo Cole Palmer (alguém o viu em campo?). E mostra que os jogadores e torcedores rubro-negros não temem nenhum Bicho-Papão no torneio. Como diz a música da torcida, os ingleses foram colocados na roda de novo, como o Liverpool em 1981.
Scout - Flamengo x Chelsea
No jogão mais aguardado do Grupo D, o Flamengo se impôs desde o início, marcou com linhas altas e pressionava bastante as saídas de bola do Chelsea com até seis jogadores no campo de ataque (veja na imagem abaixo). Em uma delas logo no comecinho, Jorginho recuperou e armou o contra-ataque, mas Luiz Araújo errou o passe que deixaria Plata na cara do goleiro.
Marcação alta do Flamengo contra o Chelsea
Thiago Lima / ge
Seria a primeira chance de gol do Flamengo com apenas dois minutos. se Plata tivesse conseguido dominar (veja na imagem abaixo). Mas o Chelsea não estava de bobeira e teve a sua primeira oportunidade aos quatro, numa rara escapada de Enzo Fernández nas costas de Pulgar: ele lançou Delap para invadir a área e soltar a bomba para grande defesa de Rossi.
Passe errado de Luiz Araújo para Plata em Flamengo x Chelsea
Reprodução / TV Globo
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Flamengo
Aos 12, Wesley falhou feio, o velocista Pedro Neto arrancou e só foi parar dentro do gol. O Rubro-Negro sentiu o golpe e só voltou a assustar aos 42, quando Colwill salvou em cima da linha a bola escorada por Gerson (veja no vídeo abaixo).
Aos 42 min do 1º tempo - defesa de Levi Colwill do Chelsea contra o Flamengo
O primeiro tempo terminou com 53% de posse de bola para o Flamengo e seis finalizações contra quatro dos ingleses. O Rubro-Negro foi levemente superior mesmo com a derrota parcial e inclusive atuava melhor do que quando jogou de igual para igual contra o Liverpool em 2019. Até por isso, Filipe Luís manteve a convicção na estratégia e não fez substituições no intervalo. E na etapa final, o time deslanchou. Foram mais oito chutes e seis chances claras de gol. Vamos a eles:
Aos oito minutos, após jogadaça individual de Gerson, Plata errou o chute e perdeu uma chance de ouro de empatar na pequena área (veja no vídeo abaixo).
Aos 8 min do 2º tempo - chute dentro da área para fora de Plata do Flamengo contra o Chelsea
Aos 15, uma trama linda de toques de primeira até a bola chegar aos pés de Plata. Ele ameaça o chute, finta o marcador e solta a bomba para defesaça de Sánchez (veja no vídeo abaixo).
Aos 15 min do 2º tempo - Plata quase garante o empate para o Flamengo contra o Chelsea
No minuto seguinte saiu o gol de empate, com o oportunismo de Bruno Henrique na segunda trave (veja no vídeo abaixo).
Aos 16 min do 2º tempo - Bruno Henrique abre o placar para o Flamengo contra o Chelsea
Aos 19, Danilo vira após cobrança de escanteio (veja no vídeo abaixo) e faz a torcida reviver a final da Libertadores de 2019, com uma virada em três minutos.
Aos 19 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Danilo do Flamengo contra o Chelsea
Aos 31, Gerson teve a bola e ângulo para finalizar na área, mas parou no goleiro (veja no vídeo abaixo).
Aos 31 min do 2º tempo - chute de dentro da área defendido de Gerson do Flamengo contra o Chelsea
E aos 37, Wallace Yan contou com uma pitada de sorte para dominar o chute de Plata e mostrar categoria para deslocar o goleiro (veja no vídeo abaixo).
Aos 37 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Wallace Yan do Flamengo contra o Chelsea
Enquanto o Chelsea só chegou com perigo uma última vez, aos 35 do segundo tempo, quando Enzo Fernández ganhou de Pulgar pelo alto e cabeceou por cima do gol.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
O Flamengo terminou a partida com 14 finalizações e sete chances de gol contra 10 chutes e três oportunidades do Chelsea. É nítido que os times europeus estão arriando o pneu no segundo tempo dos jogos diante da intensidade dos brasileiros. Mas o lado físico é só um dos fatores dessa equação onde o Rubro-Negro também sobrou tecnicamente e taticamente.
Botar inglês na roda é especialidade do Flamengo, comemora Arthur após vitória por 3 a 1
A vitória foi mais do que merecida e rendeu um dia de folga para o elenco nos Estados Unidos neste sábado. A reapresentação dos jogadores será na tarde de domingo em Atlantic City. Matematicamente já garantido como líder do Grupo D (primeiro critério de desempate é o confronto direto), o Rubro-Negro poderá se dar ao luxo de poupar na próxima terça contra o Los Angeles FC.
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Initial plugin text
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu