
Luis Eduardo ganhou posição durante campanha do título sul-americano do Brasil e foi até capitão na seleção sub-17. Recentemente, foi citado por técnico como jogador promissor Mano Menezes fala sobre possíveis chances a Luis Eduardo
Titular, capitão da seleção sub-17 e considerado um dos jogadores mais promissores da geração. Eis um breve currículo do zagueiro Luis Eduardo, promessa das categorias de base do Grêmio reintegrado ao elenco profissional e que passa a ser mais uma alternativa para o técnico Mano Menezes na defesa.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O jovem de 17 anos fez sua estreia no time profissional do Tricolor em fevereiro, no Campeonato Gaúcho. Mas foi com a camisa da Seleção que ganhou os holofotes. Foi destaque na campanha do título do Brasil no Sul-Americano da categoria, em abril, a ponto de ser apontado pelo treinador Dudu Patetuci como aposta para o futuro da Seleção.
Na decisão contra a Colômbia, o zagueiro deslocou o ombro e saiu machucado. Desde então, estava em recuperação do problema. Mas nesta semana foi reintegrado aos treinos do grupo profissional do Grêmio e deve ficar à disposição de Mano para a retomada do calendário, após a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes.
– Eu não esperava que minha estreia como profissional fosse acontecer tão cedo, ainda mais em uma competição como o Gauchão. Claro que eu sonhava em ser campeão sul-americano com a Seleção, e graças a Deus, se realizou. Tenho vivido um momento muito especial na minha vida. Agora quero seguir trabalhando com os pés no chão – contou o zagueiro ao ge.
Veja também
+ Tentativas frustradas: Grêmio enfrenta saga em busca de zagueiro
+ Mano Menezes terá desfalque para o retorno do Brasileirão
Veja o gol de Luis Eduardo na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Venezuela
Durante a competição na Colômbia, Luis Eduardo ficou no banco contra Uruguai e Bolívia e depois jogou quatro jogos. Ganhou a vaga na vitória sobre a Venezuela, quando fez o gol brasileiro, e também foi titular contra Equador, Chile e Colômbia, quando se lesionou. O outro gol na competição foi na vitória sobre o Equador. Chegou a ser capitão da Seleção nos jogos da primeira fase.
Segundo dados do Wyscout, Luis Eduardo teve 84,4% de aproveitamento nos passes (173/205), 50% de aproveitamento nos passes longos (17/34) e 72,7% de aproveitamento nos duelos defensivos (16/22). O Mundial da categoria ocorre em novembro e o jovem espera estar presente. Descreve-se como um zagueiro de velocidade e bom jogo aéreo, além de buscar qualidade nos passes na saída de jogo.
– Acho que essa é uma daquelas pequenas conquistas que nos dão força durante a caminhada para querer evoluir e melhorar. Ser capitão da Seleção em um momento tão importante foi uma honra e uma responsabilidade enorme. Sobre o Mundial, tenho sim a expectativa de estar presente, mas sei que isso vai depender do meu trabalho, do meu esforço diário e da minha dedicação. Estou focado em dar o meu melhor e deixar que tudo aconteça no tempo certo, como Deus quiser – projeta.
Luis Eduardo em estreia pelo Grêmio no Gauchão
Lucas Uebel/Grêmio
O zagueiro de 17 anos foi utilizado pelo Grêmio durante a vitória sobre o Ypiranga, dia 15 de fevereiro. Ganhou espaço porque titulares foram preservados e, inclusive, entrou improvisado na lateral direita após a expulsão de João Lucas. Posição hoje ocupada por outro zagueiro, Gustavo Martins, pelas ausências de João Pedro, Igor Serrote e João Lucas.
Foi chamado para o elenco principal às pressas. No domingo, estava no interior da Bahia com a família. Na terça, treinava com os profissionais do Grêmio, então sob o comando de Gustavo Quinteros. Agora, voltou da lesão direto para o grupo de Mano Menezes. O Grêmio tem jogado com dois canhotos, Wagner Leonardo e Kannemann, e tem só Jemerson como zagueiro destro no elenco. Busca no mercado uma opção.
– Foi um momento muito importante para mim e para minha família. Estrear como profissional é a realização de um sonho que toda criança tem quando começa a jogar futebol. Ser chamado para o jogo e poder entrar em campo mostrou que é preciso estar sempre preparado para as oportunidades, pois nunca sabemos quando virão – destaca o jovem, à espera de uma nova chance no time principal.
É campeão! Brasil levanta a taça do Sul-Americano Sub-17; veja
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV