Esporte

Contratações do Grêmio participam de menos da metade dos jogos; veja análise

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

06/06/2025 por Redação

Direção buscou 11 jogadores para reforçar o elenco até o momento Dupla Gre-Nal vai ao mercado para reforçar os elencos
Prestes a anunciar Alex Santana como novo reforço, o Grêmio contratou outros 11 jogadores ao longo desta temporada. Entre janeiro e fevereiro, foram nove. Quatro deles participaram de menos da metade dos 33 jogos disputados pelo clube até o momento.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Lesões, falta de condicionamento físico ou qualidade técnica fizeram nomes como Cuéllar, João Lucas, Luan Cândido e Amuzu não alcançar o limiar de 16 partidas. Por outro lado, Tiago Volpi, Wagner Leonardo e Cristian Olivera se afirmaram no time titular, com mais de 20 compromissos cada.
O caso mais emblemático entre as contratações é o de Cuéllar. Nome mais badalado, participou somente de 13 jogos e teve duas lesões.
Além disso, tanto Mano Menezes quanto o antigo técnico, Gustavo Quinteros, colocaram o atleta para trabalhos paralelos de reforço muscular. Desde 2019 no futebol árabe, o volante colombiano perdeu ritmo de jogo e força devido à baixa competitividade no país.
Veja mais:
+ Como Felipão segue influente aos 76 anos
+ Por que o Grêmio contratou Alex Santana?
+ Veja situação dos lesionados do Grêmio
Cuéllar foi titular contra o Santos, na Arena, pelo Brasileirão, em 4 de maio, a sua penúltima partida pelo Grêmio até o momento
Maxi Franzoi/AGIF
Veja abaixo o histórico de cada reforço do Grêmio:
Chegaram em janeiro
Tiago Volpi (goleiro) — Tem 25 jogos, todos como titular. Deu espaço para Gabriel Grando apenas em jogos nos quais foi preservado. Contrato vai até dezembro de 2026.
João Lucas (lateral-direito) — Tem 11 jogos, cinco como titular. Fez um gol. Está afastado por lesão na coxa esquerda e deve retornar após o Mundial de Clubes. Tem contrato até dezembro de 2027.
Cuéllar (volante) — Tem 13 jogos, nove como titular. Chegou com defasagem física e passa por reforço muscular. Teve um edema muscular na coxa esquerda em março e não joga desde 7 de maio por conta de uma lesão na coxa direita. Deve retornar após o Mundial de Clubes. Tem contrato até dezembro de 2026.
Chegaram em fevereiro
Wagner Leonardo (zagueiro) — Tem 21 jogos, todos como titular. Fez um gol. Teve uma lesão no quadril em abril, que o afastou por uma semana. Tem contrato até dezembro de 2028.
Luan Cândido (lateral-esquerdo) — Tem três jogos, dois como titular. Em um deles, diante do Athletic, pela Copa do Brasil, foi expulso no primeiro tempo. Chegou fora de forma e nunca conseguiu espaço no time principal. O contrato vai até dezembro de 2025.
Lucas Esteves (lateral-esquerdo) — Tem 16 jogos e em apenas um deles não foi titular. Perdeu a titularidade para Marlon, que foi contratado em abril. Atuou em todas as partidas da fase de grupos da Sul-Americana porque o substituto não foi inscrito. Tem contrato até dezembro de 2027.
Camilo (volante) — Tem 18 jogos, dos quais foi titular em 10. Não conseguiu emplacar na equipe e perdeu a vaga para Dodi, que já estava no elenco desde o ano passado. Tem contrato até dezembro de 2027.
Cristian Olivera (atacante) — Tem 21 jogos, dos quais foi titular em 17. Fez cinco gols. É a contratação que mais rende até o momento. Foi convocado para a seleção do Uruguai na Data Fifa. Tem contrato até dezembro de 2027.
Francis Amuzu (atacante) — Tem 15 jogos e foi titular em oito deles. Fez um gol. Contratado do Anderlecht, da Bélgica, teve dificuldade para se adaptar ao fuso horário, o que atrasou parte do trabalho de fortalecimento muscular. Em abril, teve uma lesão na panturrilha que o deixou sem jogar por 24 dias. Na semana passada, ficou fora de duas partidas por uma virose, segundo o Grêmio. Tem contrato até dezembro de 2026.
Lucas Esteves tem dividido a titularidade com Marlon
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Chegou em março
Jorge (goleiro) — Estava no Pelotas, time rebaixado no Gauchão. Foi contratado para ser o terceiro goleiro e, na maior parte dos jogos, sequer é relacionado. Tem contrato até dezembro de 2026.
Chegou em abril
Marlon (lateral-esquerdo) — Tem nove jogos, todos como titular. Assumiu a posição logo após ser contratado. Saiu da equipe apenas nos jogos da Sul-Americana, competição para a qual não foi inscrito. Tem contrato até dezembro de 2025.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu