Esporte

Semifinal da Liga das Nações terá nova regra de dois toques em cobranças de pênaltis

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/06/2025 por Redação

Alemanha e Portugal se enfrentam nesta quarta na Allianz Arena, em Munique Redação Sportv mostra pênalti anulado do Atlético de Madrid
A UEFA vai implementar imediatamente a nova regra divulgada pelo Conselho Internacional da Associação de Futebol (Ifab) caso um jogador dê dois toques na cobrança de pênalti. A Fifa também já comunicou que a mudança será feita já para os próximos jogos das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026.
A Alemanha recebe Portugal nesta quarta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), em Munique, pela semifinal da Liga das Nações da Uefa - o sportv transmite a partida, e o ge acompanha em tempo real. A outra semifinal será na quinta-feira, entre Espanha e França.
ENTENDA O QUE MUDOU
O Conselho Internacional da Associação de Futebol (Ifab) definiu uma nova regra caso um jogador dê dois toques na cobrança de pênalti. Se o gol for marcado, o atleta terá que cobrar novamente. Em caso de oportunidade desperdiçada, nada muda. Uma cobrança de Julián Álvarez, do Atlético de Madrid, nas oitavas de final da Liga dos Campeões ficou marcada por reclamações do clube na eliminação para o Real Madrid.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Julian Álvarez perde pênalti em Atlético de Madrid x Real Madrid
David Ramos - UEFA/UEFA via Getty Images
Mesmo que acidental, o segundo toque é considerado uma infração. Antes, no tempo normal ou na disputa de pênaltis, o lance era anulado. O mesmo acontece se a bola bater na trave e o cobrador finalizar na sequência.
A polêmica gerou questionamentos. Um deles foi a dúvida sobre o uso de bolas com chips que detectam qualquer movimento. A tecnologia foi utilizada na Copa do Mundo de 2022 e na Eurocopa de 2024, mas ainda não entrou em uso na Champions League.
- (Quando) o cobrador de pênaltis acidentalmente chuta a bola com os dois pés simultaneamente ou a bola toca o pé, ou a perna que não chutou imediatamente após o chute: Se o chute for bem-sucedido, ele será repetido. Se o chute não for bem-sucedido, um tiro livre indireto é concedido (a menos que o árbitro use a vantagem quando claramente beneficia a equipe defensora) ou, no caso de pênaltis (decisão por pênaltis), o tiro é considerado perdido - publicou o Ifab.
+ Cristiano Ronaldo, Pogba... veja nomes que podem movimentar a janela de transferências para Copa de Clubes
Pênalti de Julián Álvarez em Atlético de Madrid x Real Madrid pela Champions League 2024/25
Florencia Tan Jun/Getty Images
A tecnologia Connect Ball consiste em um sensor localizado no centro da bola que registra 500 dados por segundo através de sensores. Ela é auxiliada por dez câmeras especializadas localizadas em pontos estratégicos dos estádios. Nem todos os estádios da Champions League possuem infraestrutura para a instalação das câmeras necessárias para a tecnologia.
A cobrança de Julián Álvarez foi a segunda do Atlético de Madrid. Antes, Sörloth já havia feito para a equipe da casa, e Mbappé e Bellingham marcaram para o Real Madrid.
O argentino escorregou e fez o gol, mas a arbitragem consultou o VAR e anulou o lance. No replay, é possível ver que Julián Álvarez toca duas vezes na bola. O Atlético de Madrid formalizou um pedido de explicação a Uefa pelo pênalti anulado, e a entidade respondeu.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu